Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 07 de Dezembro de 2012 às 11:23
Por: Jardel Patrício Arruda

    Imprimir


  O município de Alto Boa Vista (1.050 quilômetros de Cuiabá) terá a economia paralisada com o fim do distrito de Estrela do Araguaia, mais conhecido como Posto da Mata, devido operação desintrusão determinada pela Justiça Federal para a consolidação da terra indígena Marãiwatsédé.  Essa é a opinião de Leuzipe Domingues Gonçalves (PMDB), prefeito eleito de Alto Boa Vista, que assume no dia 1º de janeiro de 2013.

 

De acordo com Leuzipe, que por enquanto atua como funcionário da Câmara Municipal, a maior parte da arrecadação da Prefeitura vem da região em litígio judicial.  “É da onde vem o ICMS da venda de gado. São 300 mil cabeças de gado naquela área. Vamos perder muito se isso acontecer (a desintrusão). Muita renda, muita coisa”, afirmou o futuro prefeito.

   Para Leuzipe, caso seja concretizada a desintrusão, ele precisará pedir ao Governo Federal uma reestruturação do município, pois além de perder a renda do ICMS, sobrará menos de 30% da atual área para Alto Boa Vista. De acordo com ele, os mais de 165 mil hectares de Posto da Mata correspondem a mais de 70% do território do município e aproximadamente outros 3% pertencem a União. “Vai sobrar o que?”, questionou.

   Entretanto, esses não são os únicos problemas apontados pelo peemedebista. Para ele, também haverá uma grande prejuízo social para a população, principalmente às crianças moradoras da área em conflito.   “Vai gerar um problema social muito grande. Vão precisar manda psicólogo para cá. As crianças já estão desorientadas, sem cabeça para estudar, vai ficar pior. Elas, os idosos, estão todos assustados com o Exército, a Força Nacional aqui”,concluiu.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34467/visualizar/