Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 01:27

    Imprimir


Vaticano - O papa Bento XVI previu para si mesmo um "curto reinado" ao conversar com cardeais logo depois de ter sido eleito, e seu irmão disse hoje que está preocupado com os efeitos do estresse do cargo sobre o pontífice, que assume o comando do catolicismo aos 78 anos de idade.

Joseph Ratzinger já enfrentou problemas de saúde no passado, incluindo um derrame hemorrágico em 1991, o que levanta questões de quanto tempo seu pontificado durará - e se o mundo assistirá à lenta decadência física de mais um papa. Bento é o papa mais velho a ser eleito em 275 anos.

O Vaticano se recusa a comentar a saúde de Bento, citando preocupações com a privacidade do pontífice. A Santa Sé jamais confirmou oficialmente que João Paulo II sofria do mal de Parkinson enquanto Karol Wojtyla estava vivo. Diversos cardeais, porém, reconhecem que o reinado de Bento XVI será contado em anos, não décadas, e que ele provavelmente não será o papa peregrino que João Paulo foi.

O próprio Bento comentou sobre a duração de seu período à frente da Igreja ao falar com cardeais após ser eleito. Segundo o cardeal americano Francis George, Ratzinger disse: "Espero, neste curto reinado, ser um homem de paz".

Embora não tenha um histórico conhecido de problemas crônicos, o alemão foi internado pelo menos duas vezes no início dos anos 90, incluindo em setembro de 1991, quando teve um derrame hemorrágico que afetou sua visão por algum tempo, de acordo com a revista Time e o jornalista especializado no Vaticano, James Allen.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344736/visualizar/