Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 08:24

    Imprimir


A China, que não reconhece o Vaticano, parabenizou o cardeal Joseph Ratzinger nesta quarta-feira após sua eleição para papa, mas pediu à Santa Sé que corte relações com Taiwan.

O presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, foi ao funeral do papa João Paulo 2o., diminuindo a possibilidade de a Santa Sé trocar os laços com Taiwan pelas relações com a China.

"Expressamos nossos parabéns a Joseph Ratzinger por ter sido escolhido papa em 20 de abril", afirmou o Ministério das Relações Exteriores da China em comunicado.

"Queremos melhorar nossas relações com o Vaticano com base em dois princípios — um: o Vaticano precisa suspender suas relações com Taiwan... dois: o Vaticano não pode interferir em nossa política interna, incluindo não interferir em assuntos internos por razões religiosas."

A China, que vê Taiwan como uma província rebelde e ameaçou usar a força para impedir a ilha de declarar independência, força os católicos do país a pertencer a associações patriotas apoiadas pelo governo para poder exercer sua religião.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345046/visualizar/