Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 08:16

    Imprimir


Os ministros de Exteriores da Otan começam nesta noite na capital lituana uma reunião informal na qual analisarão o papel que a Aliança poderia desempenhar no Oriente Médio.

Fontes da organização adiantaram nesta semana que a Otan espera "com interesse" as idéias do ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, e de sua homóloga americana, Condoleezza Rice.

O secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, pediu a ambos que exponham suas idéias sobre o Oriente Médio no jantar de ministros de Exteriores que marcará o início da reunião informal na qual a Aliança pretende estabelecer, além disso, um diálogo político em seu seio.

De Hoop Scheffer enviou cartas aos embaixadores dos 26 países membros da Otan nas quais propõe abrir um debate político na Aliança, idéia que pensa desenvolver na reunião informal na capital lituana.

Nesse contexto, Moratinos e Rice abrirão o debate com sua visão sobre o Oriente Médio, enquanto o ministro alemão, Joschka Fischer, falará sobre as relações entre a UE e a Otan.

Ainda está pendente de confirmação uma intervenção do ministro italiano, Gianfranco Fini, sobre o Afeganistão, enquanto o francês Michel Barnier abordará a situação nos Bálcãs durante o almoço ao qual assistirão os ministros na quinta-feira.

O objetivo é que se debata o contexto político no qual se desenvolvem as atuais operações e missões da Aliança (Bálcãs, Afeganistão e Iraque) e também a situação em países onde uma crise pode ter uma repercussão sobre a Otan, segundo uma fonte aliada.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345056/visualizar/