Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 19 de Abril de 2005 às 22:37
Por: Gabriela Guerreiro e Iolando L

    Imprimir


Brasília - A escolha do cardeal Joseph Ratzinger como novo papa repercutiu de maneira especial para um dos muitos deputados que ocuparam hoje a tribuna do plenário da Câmara para comentar a sucessão de João Paulo II. O deputado José Linhares (PP-CE) foi aluno do novo papa Bento XVI na década de 60, durante o período em que cursou Psicologia e Psicoterapia na Alemanha. "Tive o privilégio de conviver com uma das inteligências mais lúcidas do nosso século. Joseph Ratzinger é o intelectual, a cultura personificada, três vezes doutor", ressaltou o deputado.

José Linhares é padre e, ao lado do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), um dos grandes defensores da Igreja Católica no Poder Legislativo. Na opinião do deputado, o novo Papa será um excelente condutor dos católicos em todo o mundo. "Joseph Ratzinger, tenho certeza, que dado seu equilíbrio, seu conhecimento, não só científico, mas sobretudo sua espiritualidade, vai conduzir muito bem a Igreja Católica, já que a palavra do santo padre sempre tem uma ressonância universal", disse.

Ao discursar na tribuna da Câmara, o deputado pediu que a benção de Bento XVI, oferecida aos fiéis no Vaticano logo após o anúncio oficial do substituto de João Paulo II, recaia sobre todos os brasileiros. "Que esta bênção recaia sobre nós, aquecendo nossos corações, porque o mundo contemporâneo está precisando, gemendo por espiritualidade. Que Deus abençoe o reinado de Joseph Ratzinger", enfatizou.

O deputado ressaltou, em especial, o preparo intelectual do novo papa. Segundo padre Linhares, Ratzinger é doutor em Filosofia e Teologia, e uma das mentes mas preparadas do século XXI. "Lembrem que, para ser doutor em Filosofia na Alemanha, é preciso conhecer profundamente o grande filósofo dos tempos contemporâneos: Heidegger. Ele é também doutor em Teologia pela universidade que freqüentávamos, a Universidade de Munique, na capital da Baviera. E a teologia não é olhada simplesmente sob um ângulo de uma religião; é olhada como a interpretação", ressaltou.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345143/visualizar/