Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 19 de Abril de 2005 às 10:07
Por: RAQUEL BARROSO

    Imprimir


Está prevista para julho a inauguração da primeira indústria de Mato Grosso especializada em produção de proteína de colágeno em pó. A indústria Proteína MS Ltda está sendo implantada em Cáceres e tem previsão de gerar 100 empregos diretos em um ano. Com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, essa indústria irá iniciar as atividades com a produção de 40 toneladas por mês de proteína de colágeno em pó.

Segundo a diretora técnica da Proteína MS Ltda, Belkiss Mendes Tavares, em até um ano a indústria tem a estimativa de produzir 100 toneladas por mês do produto. “Nossa produção será 50% comercializada no mercado interno e 50% será exportada”, afirmou a diretora técnica.

A Proteína MS será uma indústria especializada em beneficiamento, secagem e moagem da raspa do couro que será extraída e transformada na proteína de colágeno aplicável em frigoríficos e em indústrias do segmento da alimentação.

Para a produção das 40 toneladas iniciais a indústria irá necessitar 200 toneladas de raspa do couro. No entanto, para atingir as 100 toneladas por mês, a Proteína MS irá utilizar 500 toneladas da matéria-prima. “Dessa forma contribuiremos para que os subprodutos do couro fiquem em Mato Grosso e não sejam mais enviados para outros Estados brasileiros”, acrescentou Belkiss Tavares.

“Tivemos dois fortes motivos para instalar essa indústria em Mato Grosso. O primeiro é pela proximidade da matéria-prima, pois a região é a maior produtora de couro do Brasil. E o segundo motivo é a crença que temos no Governo Estadual, inteiramente focado no progresso coletivo e desenvolvimento social da região, que nos ofereceu e garantiu diversos benefícios fiscais para a instalação da indústria no Estado”, disse o diretor jurídico da Proteína MS, Heraldo Assed Iunes Filho.

O secretário adjunto de Desenvolvimento, José Epaminondas Mattos Conceição, explica que essa indústria obteve incentivo fiscal por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). “Os motivos para enquadrarmos no Prodeic foi o fato dessa indústria possuir tecnologia inovadora com alta especialidade, utilizar mão-de-obra e matéria-prima do Estado e se localizar numa região carente de investimentos”, ressaltou José Epaminondas.

“Nós nos sentimos gratificados por termos feito o primeiro contato com os representantes dessa empresa, que tinham a intenção de instalar essa indústria em Mato Grosso do Sul. A felicidade é dupla pela indústria Proteína MS ter se instalado em Cáceres, que é uma região que estava esquecida pelos investimentos privados”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan.





Fonte: Assessoria/ Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345400/visualizar/