Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Abril de 2005 às 09:14
Por: José Antônio

    Imprimir


"Hoje podemos dizer que estamos todos em uma só família, pois somos irmãos". A frase é do líder indígena Estevão Bororo, da Aldeia Córrego Grande, localizada no município de Santo Antonio de Leverger, durante visita do prefeito Faustino Dias Neto, no último final de semana.

Durante a visita, o prefeito assinou com a comunidade um convênio com a Associação Indígena Korogedo Parakejewu Boe Bororo, prevendo o custeio de insumos para o cultivo de lavouras e outras despesas da associação. Pelo convênio, a prefeitura de Santo Antonio vai repassar R$ 1,1 mil à associação todos os meses, até dezembro deste ano, podendo ser renovado para 2006.

A aldeia está ligada ao Posto da Funai Gomes Carneiro, e fica distante da sede de Santo Antonio cerca de 220 km, na divisa com o município de Rondonópolis, às margens do rio São Lourenço. A população estimada da aldeia é de 149 indígenas. A visita fez parte, segundo o prefeito Faustino, dos festejos antecipados pelo Dia do Índio, que se comemora oficialmente em 19 de abril, nesta terça-feira.

"Com este convênio nós queremos inserir a aldeia indígena no contexto econômico de Santo Antonio, buscando alternativas de auto-sustentação para eles. Os índios não podem ser tratados apenas como pessoas que devem ser lembradas em um dia do ano. Precisam ser considerados permanentemente a partir da suas necessidades reais", frisou o prefeito.

Para o presidente da Associação, Estevão Bororo, "é muito importante para o Povo Bororo receber do prefeito o incentivo e o apoio para que possamos desenvolver nossos trabalhos aqui na aldeia, sem ficar pedindo esmolas a ninguém".

ATENÇÃO

Além do convênio, o prefeito também manteve uma reunião com os professores indígenas para discutir sua realidade e suas reivindicações. Faustino se comprometeu com os educadores a ampliar o espaço físico da Escola Indígena Professor Bruno Tavir e melhorias nas condições de trabalho dos professores. Para tal, o prefeito disse que buscará o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

A comitiva do prefeito Faustino, composta pela primeira-dama e secretária de Assistência Social Nalzira Ribeiro Filho; do vice-prefeito Lioniê Vitório; e dos secretários municipais Antonio Barroso (Governo) e Henriete Albuquerque (Cultura, Turismo e Meio Ambiente); esteve ainda nas comunidades rurais ribeirinhas Porto Pinto e Lambari, onde anunciou outros investimentos, como kits escolares, poço artesiano e doação de utensílios domésticos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345424/visualizar/