Repórter News - reporternews.com.br
livro recém-lançado destrincha o problema estético
Mitos e verdades sobre celulite; veja
"Todas as mulheres têm ou terão celulite em algum momento da sua vida". É com essa frase que a dermatologista Doris Hexsel, que estuda os indesejados "furinhos" há mais de 15 anos, abre o primeiro capítulo do livro "Anticelulite" (Ed. do Autor, R$ 56,00), lançado em novembro.
A publicação, feita com a colaboração de 10 médicos, aborda os aspectos clínicos de um dos problemas estéticos que mais incomodam as mulheres, explicando causas, tratamentos e dando dicas práticas para adotar no dia-a-dia. Uma das seções mais interessantes do livro determina o que é mito e o que é verdade quando o assunto é celulite e o GNT reuniu abaixo as crenças mais comuns. Aproveite as dicas!
A publicação, feita com a colaboração de 10 médicos, aborda os aspectos clínicos de um dos problemas estéticos que mais incomodam as mulheres, explicando causas, tratamentos e dando dicas práticas para adotar no dia-a-dia. Uma das seções mais interessantes do livro determina o que é mito e o que é verdade quando o assunto é celulite e o GNT reuniu abaixo as crenças mais comuns. Aproveite as dicas!
-
1Refrigerante e água com gás causam celulite
MITO. Os alimentos calóricos, incluindo os refrigerantes e os doces em geral, favorecem o ganho de peso e o acúmulo de gordura localizada, fatores que agravam a celulite. Partindo dessas premissas, as versões comuns dos refrigerantes devem ser evitadas devido à grande quantidade de açúcar que contêm, devendo ser substituídas pelas versões light ou diet. Mas não é verdade que o gás contido nessas bebidas causa ou agrava a celulite. Beba bebidas sem açúcares!
-
2O uso de roupa apertada causa celulite
MITO. Algumas roupas muito justas podem dificultar o retorno venoso. Se essa condição ocorrer frequentemente e persistir por períodos prolongados, pode causar edema dos membros inferiores, mas não interfere no desencadeamento ou agravamento da celulite.
Já o uso de meias elásticas compressivas, bem justas, é saudável para a circulação, pois melhora o retorno venoso e ainda tem a vantagem de fazer uma sustentação mecânica, atuando para as pernas da mesma forma que o sutiã para as mamas. Dessa forma, pode contribuir para a prevenção do agravamento da flacidez, condição associada à celulite. Use meias elásticas o ano inteiro, se você aguentar! Ela ajuda a prevenir a flacidez!
-
3Álcool piora a celulite
VERDADE. Geralmente, as bebidas alcoólicas são bastante calóricas, favorecendo o ganho de peso e o acúmulo de gordura localizada, fatores associados à piora da celulite. Para quem gosta de bebidas, a notícia é ruim: sim, por favorecer o aumento de peso, o álcool pode piorar a celulite.
-
4Cigarro causa ou piora a celulite
MITO. O cigarro provoca alterações na microcirculação e na oxigenação dos tecidos, estando associado a diversos problemas de saúde, principalmente pulmonares. Sabe-se, inclusive, que cigarro ajuda a causar rugas. Mas é mito pensar que ele pode ser causa ou contribuir para o agravamento da celulite.
Um estudo realizado no Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia (CBED) mostrou que mais de 80% das voluntárias portadoras de celulite grave e que foram submetidas à Subcision (tratamento para celulite profunda) não eram fumantes. Esses dados da nossa experiência com mais de 2 mil pacientes nos levam a crer que o cigarro não é causa, nem agravante da celulite.
-
5A celulite piora com o avanço da idade
VERDADE. A celulite geralmente se inicia na puberdade e aumenta com a idade, principalmente devido à associação de fatores, como o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal, o aumento de peso, entre outros. Mas um dos maiores desencadeantes de celulite aparece mais tardiamente (depois dos 30 ou 40 anos). Estamos falando da flacidez, que, implacavelmente, só aumenta com a idade e vai, sim, piorar a celulite.
-
6Gelatina reduz a celulite
MITO. É mito pensar que gelatina firma a pele e reduz a celulite. Até porque não existe nenhum trabalho científico que comprove que a ingestão desse alimento seja capaz de reduzir a celulite. Está claro que as versões light ou diet das gelatinas são melhores que as versões tradicionais contendo açúcares e que comer gelatina é melhor do que comer massas. Mas é só isso!
-
7Dieta balanceada pode ajudar a eliminar celulite
VERDADE. É verdade que excessos na dieta, como a ingestão exagerada de gorduras e carboidratos, ocasionam aumento de peso, acúmulo de gorduras localizadas e, consequentemente, pioram a celulite. Portanto, uma dieta balanceada e individualizada, com poucas calorias, vai ajudar a melhorar a celulite, além de deixar você se sentindo muito melhor. De uma forma geral, é importante a redução de alimentos fritos, gordurosos e doces.
-
8Somente pessoas obesas têm celulite
MITO. Sabe-se que a obesidade, o acúmulo de gordura localizada e também a flacidez da pele podem agravar a celulite. A obesidade está diretamente relacionada ao aparecimento ou à piora da celulite. Isso porque ela causa acúmulo de gordura localizada, que acaba se projetando "para fora" dos compartimentos destinados ao seu armazenamento, ou seja, na superfície da pele das áreas afetadas.
No entanto, apesar de ser menos frequente, pessoas magras também têm celulite, até porque há fatores anatômicos e nem tudo em celulite se relaciona ao aumento do peso.
-
9Cremes podem reduzir sozinhos a celulite
MITO. Uma grande variedade de produtos é utilizada na formulação dos cremes anticelulite. Porém, o uso de cremes isoladamente não é capaz de reduzir a celulite. Eles podem ser utilizados de forma complementar no tratamento da celulite, principalmente nos casos mais leves.
-
10A celulite é genética
VERDADE. Certo! Com certeza, os fatores genéticos predispõem a celulite! Geralmente, quando a mãe tem celulite, as filhas também tendem a desenvolver essa condição, seguindo, muitas vezes, o mesmo padrão de lesões.
Portanto, é verdade que se deve atuar na prevenção da celulite, principalmente quando há casos familiares, o que pode ser feito por uma equipe médica experiente.
Fonte:
GNT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34569/visualizar/
Comentários