Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 06:23

    Imprimir


Cidade do Vaticano - A missa solene "Pro Eligendo Pontifice" (pela eleição do papa), começou há pouco na Basílica de São Pedro. O oficiante principal da celebração litúrgica assistida por membros do corpo diplomático acreditado ante a Santa Sé e por fiéis é o decano do Colégio dos Cardeais, o alemão Joseph Raztinger, um dos nomes mais citados como sucessor de João Paulo II.

O conclave que escolherá o 264º sucessor de São Pedro começará às 16h30 (11h30 no horário de Brasília), na Capela sistina, com a participação de 115 cardeais de 52 países. Na opinião de vaticanistas - estudiosos e jornalistas do Vaticano - o conclave deve durar de três a quatro dias, seguindo a tradição dos últimos cem anos. O cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo-primaz de Salvador e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), concorda que esse seria um prazo razoável, mas não descarta a possibilidade de uma surpresa.

"É bem provável que tenhamos o novo papa na quarta-feira", afirma d. Amaury Castanho, bispo emérito de Jundiaí (SP), que viajou a Roma "para não perder esse momento histórico da sucessão de João Paulo II". O bispo chegou à essa conclusão depois de conversar com cardeais que, como ele, estão hospedados na Casa Maria Bambina, um convento religioso localizado ao lado do Vaticano.




Fonte: AE -AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345783/visualizar/