Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 06:08
Por: Gabriela Guerreiro

    Imprimir


Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou hoje (18), em seu programa quinzenal de rádio Café com o Presidente, a importância da recente viagem a cinco países africanos com o objetivo de intensificar as relações políticas, comerciais e culturais com o continente. Lula acredita que, depois de ter dedicado os dois primeiros anos de seu mandato ao fortalecimento das relações com países da América do Sul, chegou a hora de o Brasil resgatar a dívida histórica que tem com os africanos.

"O papel do Brasil é ser solidário, porque eu acho que é uma dívida que nós temos, histórica, com a África. O Brasil pode ajudá-los porque nós temos história junto com eles. Porque nós temos mais tecnologia, somos mais ricos, temos mais indústria, mais conhecimento científico. Portanto, a gente pode ajudar muito mais esses países", ressaltou.

Lula disse que vai cobrar dos países desenvolvidos mais atenção sobre a África quando for participar, em julho deste ano, de reunião do G-8 na Escócia. "Eu acho que lá é um bom momento de a gente discutir com os países qual política de desenvolvimento nós poderemos ter para ajudar a África. Um país sozinho não pode, mas muitos países juntos podem ajudar. Essa é a melhor forma de combater a pobreza".

O presidente disse que o Brasil pode oferecer à África parcerias para o combate à Aids, assim como exportar tecnologia e mão-de-obra ao continente africano. "A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) pode contribuir de forma extraordinária com a agricultura africana, já que nós temos uma agricultura competitiva como qualquer país do mundo. Na questão da educação, o país pode ajudar os países africanos. A gente pode ajudar a formar enfermeiros, formar médicos, aumentar o número de bolsas de estudo. Especialistas nossos podem viajar mais para a África. A gente pode ajudar a combater a Aids. E eu acho que o Brasil pode convencer outros países a ajudá-los", afirmou.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345798/visualizar/