Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 21:20

    Imprimir


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, "ressaltou sua preocupação" ao ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Angel Moratinos, com relação à venda de equipamento militar da Espanha à Venezuela durante uma reunião entre os dois, nesta sexta-feira, em Washington.

Segundo uma porta-voz do Departamento de Estado, durante a reunião -de aproximadamente 45 minutos- Rice disse a Moratinos que a venda desses equipamentos não é boa para a América Latina.

Durante a visita do presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, a Caracas, no mês passado, Espanha e Venezuela fecharam um contrato de venda de material militar que inclui um total de quatro corvetas e quatro guarda-costas, dez aviões de transporte e outras duas aeronaves de vigilância marítima.

Os Estados Unidos mostraram seu mal-estar pela venda desses equipamentos a um governo que, segundo Condoleezza Rice, é uma "força negativa" para a região.

A Espanha alega que não trata-se de armamento, mas "aviões humanitários de transporte e navios de patrulha" -segundo palavras de Moratinos-, que serão utilizados na luta contra o narcotráfico.

Depois da reunião com Rice, que encerra sua visita de três dias a Washington, Moratinos assegurou que o diálogo bilateral já está "totalmente normalizado" e "funcionando", além de destacar que, em sua reunião com Rice, ambos acertaram trabalhar juntos na luta contra o terrorismo e em favor do futuro da América Latina, do mundo árabe e do Oriente Médio.

No que diz respeito à América Latina, o ministro admitiu apenas algumas "discrepâncias de método" sobre as relações com Venezuela e Cuba, e explicou que Rice e ele concordaram em desenvolver no futuro uma ação "coordenada e organizada", através dos embaixadores dos dois países em Caracas e Havana.

Moratinos se disse "muito satisfeito pela reunião e o tratamento" que tinha recebido no Departamento de Estado, em uma visita que tinha como objetivo normalizar as relações entre EUA e Espanha depois da retirada das tropas espanholas do Iraque, no ano passado.

O ministro mininzou assim o fato de Rice não ter feito declarações com ele ao término de seu encontro, ao contrário dos últimos dias, quando a secretária de Estado o fez ao lado dos titulares de Exteriores italiano, Gianfranco Fini, e indiano, Natwar Singh.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346270/visualizar/