Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 19:37
Por: Priscilla Mazenotti

    Imprimir


Brasília - O embaixador de Cuba no Brasil, Pedro Nuñez Mosquera, ressaltou hoje a qualidade das relações entre os dois países, afastando a possibilidade de repercussões maiores do impedimento à atuação de 69 médicos cubanos em Tocantins. "Temos relações do mais alto nível em todos os campos, mesmo no campo da saúde", disse.

Os médicos, impedidos por decisão judicial de seguir com seu trabalho no programa Saúde da Família no Tocantins, foram orientados a voltar a seu país de origem, para onde embarcaram no início desta tarde.

A sentença expedida pelo juiz Marcelo Velasco Albernaz, da 1ª vara de Justiça do Tocantins, justifica seu veto à atuação dos médicos cubanos pelo fato de que eles trabalhavam para o governo do estado sem ter seus diplomas validados no Brasil.

A situação vai de encontro às negociações para revalidação de diplomas de médicos brasileiros em cuba e de cubanos no Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, cerca de 600 estudantes brasileiros estudam medicina em Cuba e, em julho, começarão a chegar ao país com seus diplomas.

A assessoria do Itamaraty afirmou que o problema não causará incidente diplomático entre Brasil e Cuba e que as negociações para revalidações de diplomas de cubanos no Brasil e de brasileiros em Cuba continuam.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346292/visualizar/