Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 19:04
Por: Corinne Heller

    Imprimir


A maioria dos colonos judeus da Faixa de Gaza pretende resistir ao despejo na retirada israelense prevista para julho, mas poucos deles recorreriam à violência, mostrou uma pesquisa de opinião na sexta-feira.

A sondagem, feita a pedido do maior jornal de Israel, o Yedioth Ahronoth, também revelou que 57 por cento dos 402 colonos de Gaza entrevistados não acredita que Israel vá mesmo acabar com todos os 21 assentamentos de Gaza e com os quatro dos 120 da Cisjordânia, como programado.

Radicais israelenses se opõem ao plano do premiê Ariel Sharon de desocupação de Gaza, que visa a "desengajar" Israel do conflito com os palestinos. Eles consideram a posse do território ocupado um direito bíblico, e acham que qualquer retirada representaria uma vitória para os militantes. Um total de 61 por cento dos entrevistados na pesquisa, que tem uma margem de erro de 4,1 pontos percentuais, disse que é contra a retirada. Onze por cento prometeram apelar à violência.

Fontes de segurança afirmaram que o ministro da Defesa, Shaul Mofaz, deu ordens para que todos os colonos sejam desarmados, para evitar confrontos violentos com os soldados que farão a desocupação, e que devem agir sem armas.

O líder colono da Cisjordânia Pinchas Wallerstein disse que as ordens de Mofaz eram "besteiras" para "manchar" a reputação dos judeus na Cisjordânia e em Gaza.

"Não haverá uso de armas, não do nosso lado, com certeza, e estou certo de que também não do lado do Exército ..., porque é impensável que um judeu atire num judeu", disse Wallerstein.

"Não temos interesse nisso, e não pode acontecer. Só nos levará a uma guerra civil", afirmou.

A maior parte da comunidade internacional considera ilegais os assentamentos, construídos em terras capturadas por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, território que os palestinos querem para compor seu Estado.

Direitistas de Israel vêm realizando protestos contra o plano, bloqueando estradas e fechando escolas em todo o país. Mas na semana passada cresceram os sinais de que muitos colonos devem se retirar voluntariamente antes mesmo da desocupação. Líderes dos colonos manifestaram seu desejo de transferir comunidades inteiras para Israel.

Outras pesquisas já mostraram que a maioria dos israelenses é favorável à retirada dos 8.500 colonos judeus da Faixa de Gaza, onde vivem isolados entre 1,3 milhão de palestinos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346300/visualizar/