Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 18:10
Por: Márcia Wonghon

    Imprimir


Recife - O Ministério Público de Pernambuco sugeriu a instalação de uma frente parlamentar de combate à corrupção e de uma Câmara especializada para julgar prefeitos envolvidos com irregularidades administrativas. As propostas foram apresentadas hoje (15) aos participantes do I Fórum Estadual de Combate à Corrupção, no auditório do Banco Central, em Recife.

De acordo com o procurador geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Sales, "a corrupção é um fenômeno global e, dependendo da gravidade, pode quebrar a legitimidade social, já que causa desconfiança da população no poder público".

Ele defende o aperfeiçoamento da legislação para que se possa punir, com mais rigor, pessoas envolvidas com práticas irregulares, a exemplo de fraudes em licitações públicas, nepotismo, clientelismo, lavagem de dinheiro e conflitos de interesse.

O ministro o Ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, afirmou que a maior preocupação do governo é informar o cidadão sobre os gastos do dinheiro público. "Todo mundo precisa saber que a arrecadação de impostos será revertida em benefício do bem estar público. Somos um país onde ainda existe grande parte da população vivendo com dificuldades gigantescas, que não nos honram."

O ministro disse ainda que somente uma articulação entre a sociedade civil e todos os órgãos representativos do estado democrático, a exemplo dos poderes judiciário, executivo e legislativo, pode mudar a realidade.

As proposições apresentadas durante o fórum irão resultar de um documento a ser levado ao 4º Fórum Global, programado para acontecer de 7 a 10 de junho próximo, em Brasília.

O evento, promovido pela Controladoria Geral da União, Ministério Público e Tribunal de Contas de Pernambuco, reúne representantes da Superintendência da polícia federal, Associação Brasileira de Inteligência e de Organizações Não Governamentais.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346312/visualizar/