Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 11:14

    Imprimir


Com títulos como "Inferno no Brasil" e "Escândalo internacional por denúncia de racismo", a imprensa de Buenos Aires destaca nesta sexta-feira a prisão do jogador argentino Leandro Desábato em São Paulo.

A foto que mostra o zagueiro do Quilmes no momento em que era levado algemado para uma delegacia paulista aparece na capa da maioria do jornais da capital, que chegam a duvidar da autenticidade da ação.

Desábato foi preso na quarta-feira assim que terminou a partida válida pela Taça Libertadores entre o time argentino e o São Paulo, ainda no estádio do Morumbi. Ele é acusado de injúria com agravante de racismo por ter chamado o atacante Grafite de "negro de merda" durante o jogo.

"Inferno no Brasil", é o título do polêmico diário esportivo Olé.

O jornal afirma que o caso "parece armado" devido ao depoimento de "testemunhas duvidosas e ao rigor desmedido".

"Tudo o que ocorreu parece bastante estranho, como as duas testemunhas apontadas por Grafite, espectadores que dizem ter lido os lábios do argentino e a repercussão posterior na imprensa local.

Realmente, parece tudo armado para que alguém caísse na armadilha", avalia o Olé.

O jornal reproduz declarações do presidente do Quilmes, Daniel Razzetto; do técnico da equipe, Gustavo Alfaro, e de alguns jogadores que afirmam que a prisão de Desábato é fruto de um "complô" e uma "paródia".

"Vergonha", estampa o Clarín, que descreve as horas do zagueiro do Quilmes na "delegacia onde estão presas mais de cem pessoas por causas realmente criminais" e destaca o assombro das autoridades argentinas com a "extraordinária dimensão" do fato.

"As autoridades argentinas não conseguem entender o que há por trás da prisão. Há 15 dias, o Brasil era estremecido pelo massacre de 30 pessoas, todas negras, no Rio de Janeiro. A sensação que domina entre os argentinos é de que houve muito oportunismo na condenação de Desábato", diz o Clarín.

O La Nación usa o título "Escândalo" e diz que o caso ganhou repercussão, entre outros, devido à rivalidade entre Brasil e Argentina. Também cita o jornalista brasileiro Marcelo Tas, que acha que "transformar um jogo em um impasse internacional e acusar o argentino de racista como se fosse Hitler é um exagero". Para o brasileiro, as agressões em campo são recorrentes. "Um verdadeiro escândalo com conseqüências insólitas e suspeitas tem Desábato como protagonista, que desde quarta-feira está preso", afirma o jornal Crónica, destacando que no Brasil a sensibilidade ao racismo é maior devido aos ataques do tipo contra vários de seus jogadores que atuam na Europa.

"Preso em um pesadelo" é o título de capa do Diário Popular, que afirma nas páginas internas que "o Quilmes luta pela libertação de Desábato" e que o atacante "Grafite havia planejado tudo".

"Armou tudo apenas para se vingar", diz, lembrando que o brasileiro já havia denunciado uma agressão de tom racista feita na partida entre as equipes em março em Buenos Aires.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346453/visualizar/