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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 10:03

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A maior parte dos chefes de família cuiabanos trabalha sem carteira assinada. É o que mostra a pesquisa Nossa Casa, realizada em março pela Vetor Pesquisas. De acordo com o levantamento, que ouviu 500 pessoas responsáveis pela administração doméstica, 31% dos entrevistados afirmaram trabalhar sem carteira assinada, e 26,2% com carteira assinada. Além disso, 9,4% do total de chefes de família investigados afirmaram estar desempregados.

Apesar desses dados, a maioria dos entrevistados (50,2%) afirmou que hoje a situação financeira de suas famílias está melhor do que há dois anos. O quadro de otimismo é reforçado com a comparação desse percentual na última rodada da pesquisa, feita em 2003, que foi de 39,6%.

SISTEMA FINANCEIRO – A pesquisa, realizada de dois em dois anos como projeto institucional financiado pela Vetor Pesquisas, mostra que quase metade do total de entrevistados (45%) possui conta corrente em banco, mas apenas 23,8% deles operam com cheques. A conta poupança soma 42,8% adeptos, e o cartão de compra em loja, 46,8% dos chefes de família. Os cartões de crédito nacionais têm mantido uma linha crescente de posse – passaram de 20% em 2000 para 34,2% agora em 2005, embora apenas 9% das pessoas ouvidas pela Vetor possuam cartão de crédito internacional.

Na análise do sistema financeiro, um dos destaques é o alto percentual de entrevistados das classes C e D (43,1%) que utilizam cartão de compra em loja. Esse item supera os percentuais de conta corrente (35,5%) e conta poupança (37,2%) nessa classe social. Já as classes A e B utilizam com maior peso a conta corrente: 75,4% dos chefes de família classificados nesse extrato social possuem conta em banco. Em seguida, está o cartão de compra em loja (62,2%) empatado tecnicamente com a conta poupança (61,1%).

POSSE DE BENS - A pesquisa levantou também a posse de bens domésticos. Em primeiro lugar, aparece o ventilador (94,6%), seguido de perto pela geladeira (94%) e televisão em cores (93,6%). Os dois itens cuja posse mais cresceu são o telefone celular (21,6 pontos percentuais de aumento de 2003 para 2005) e o automóvel (11,6 pontos percentuais de crescimento nos dois últimos anos).

ALIMENTAÇÃO – A maioria das famílias cuiabanas (45%) destina de R$ 260 a R$ 620 por mês para as compras de alimentos. Os supermercados são preferidos por 30% dos entrevistados para as compras mensais, seguido pelos mercadinhos (27,4%) e pelos comércios atacadistas (21,8%). Para levar as compras até suas casas, 35,2% dos chefes de família utilizam carro próprio e 29,6% lançam mão de serviços de entrega.

PERFIL - A pesquisa Nossa Casa foi realizada com 500 chefes de família de Cuiabá e tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5%. Do total de entrevistados, prevalecem as mulheres (57,4%). Trinta por cento da amostra pesquisada têm idade entre 30 e 39 anos e escolaridade entre colegial completo e superior incompleto (36,6%).

A renda familiar da maioria dos chefes de família cuiabanos entrevistados (33%) varia entre R$ 521 e R$ 1.300 por mês e 42,6% deles são da classe sócio-econômica C. O índice de imóvel próprio soma 78,9%, sendo 73,5% já quitados e 5,4% financiados. O volume de entrevistados que moram de aluguel é de 15,8%.

Os dados completos da pesquisa Nossa Casa serão liberados no site da Vetor Pesquisas: www.vetorpesquisas.com.br.

Mais informações pelo telefone 3023-1212 ou 8114-9515 (Camila).





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