Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 09:44

    Imprimir


No próximo sábado (16.04), o coordenador do CIN (Centro Internacional de Negócios), da Fiemt (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), Gavur Kirst, viaja para a Inglaterra, na região de Mid Yorkshire, onde passará 20 dias conhecendo o local e buscando o incentivo de intercâmbio nas áreas comercial, tecnológica, cultural e acadêmica para Mato Grosso.

A viagem somente foi possível graças a uma parceria firmada entre a União Européia, por meio do programa Al-Invest, e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O programa visa aproximar empresas européias e latino-americanas, facilitando a realização de parcerias internacionais, alianças estratégicas, transferência de tecnologia e acordos comerciais. De acordo com o coordenador do CIN, o programa abriu 5 vagas de intercâmbio do Brasil com países da União Européia, e Mato Grosso foi um dos Estados contemplados com uma vaga.

“Em março, recebemos a visita do gerente operacional da Câmara Britânica de Comércio e Indústria de Mid Yorkshire, que conheceu as potencialidades do nosso Estado. Agora, é a nossa oportunidade de visitar e garantir parcerias que beneficiem Mato Grosso”, analisa.



A visita do gerente operacional, Javier Carvajal, deu início a uma série de negociações, que terá continuidade na viagem do coordenador brasileiro à Inglaterra. “Dentre várias possibilidades de parceria, podemos destacar a organização de um intercâmbio entre os empresários de Mato Grosso e da União Européia, e também a criação de um sistema de intercâmbio para alunos universitários”, destaca Gavur.

O coordenador acrescenta ainda, que a parceria também pode gerar melhorias na captação de recursos internacionais. “Iremos buscar uma assessoria para a obtenção desses recursos, que estão disponíveis, mas ainda temos dificuldade em captá-los.”

RELATÓRIO - As despesas das viagens são financiadas pelo programa Al-Invest, que fixou o período de janeiro a junho de 2005 para o encerramento da fase de intercâmbio entre os funcionários. Após a realização das visitas, os participantes irão elaborar um relatório contendo todas as informações colhidas durante o trabalho, que posteriormente, ficará à disposição para pesquisa e consulta. “Nosso objetivo é abrir portas não só para Mato Grosso, mas também para outras instituições do Brasil”, finaliza Gavur.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346515/visualizar/