Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 07:52
Por: Alex Fama

    Imprimir


Uma medição preliminar de ruído feita dentro de um apartamento fechado constatou que o nível de barulho emitido pelo Shopping Pantanal chega a 60 decibéis, enquanto o permitido por lei é 45. A denúncia partiu da moradora de um condomínio próximo ao shopping e foi constatada pelos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades).

A moradora do condomínio Tropical Privê, Luiza Helena Rodrigues, informou que o ruído vem das torres de refrigeração. O começo de tudo, segundo ela, foi depois da inauguração, em novembro do ano passado. Daquele dia em diante, nunca mais os moradores vizinhos do local tiveram um momento de silêncio e tranquilidade em seus apartamentos. De acordo com ela, as janelas das residências vivem fechadas e mesmo assim o barulho continua intenso.

Outra privação dos moradores com o barulho é o desconforto. Assistir televisão ou ficar assentado na sacada já não se pode mais. "Antes o nível de som da TV era 20, agora para conseguir ouvir alguma coisa tenho que colocar no 45 e mesmo assim não se ouve perfeitamente".

Ela explica que o maior problema não é só a altura do ruído e sim a frequência dele. O maior nível de barulho acontece justamente das 20h até às 5h da madrugada. "O que mais incomoda é o ruído acontecer à noite".

Segundo o coordenador de Fiscalização da Smades, José Maria, com base na reclamação da moradora, no dia 7 de abril e no dia 12 do mesmo mês foram feitas aferições. Nas duas, os fiscais puderam comprovar a autenticidade da denúncia.

Em cada medição os fiscais fizeram duas simulações, uma com a janela aberta e outra, fechada. Na primeira, os técnicos constataram um nível de ruído de 64 decibéis e na segunda, 60. Todas extrapolaram o nível máximo de 45 decibéis permitido para uma área residencial.

José Maria disse que houve diferença entre a primeira medição e a segunda. De acordo com ele, na primeira, o nível de ruído era muito maior do que na segunda. Mas que ainda está fora dos padrões exigidos por lei.

A arquiteta do Shopping Pantanal, Lise Bokorni, ressaltou que os níveis de ruídos dentro e no entorno do local estão todos de acordo com o permitido por lei. Segundo ela, havia sim um barulho extrapolando o limite por parte dos geradores de energia do estabelecimento. Mas ela garantiu que o problema foi solucionado há algum tempo com a construção de um isolamento acústico no local.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346589/visualizar/