Professores e alunos são formados em educação ambiental
O evento está sendo realizado no Centro de Formação do Professores (Cefapro), em Cuiabá. Nestes três dias, os participantes estão conferindo palestras sobre consumo sustentável; oficinas onde estão sendo discutidos temas que envolvem questões ambientais, e como a comunidade pode trabalhar para ajudar as escolas.
“A implementação da Educação Ambiental no processo escolar é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do nosso ecossistema e para a sobrevivência do planeta, porque é a escola que faz acontecer,“ destaca a Líder de Equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Débora Pedrotti.
Participam da formação 120 pessoas, entre professores e alunos dos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Campo Verde. Eles serão os responsáveis em aplicar as atividades do programa nas unidades escolares destes municípios. Essa é a terceira etapa da formação, que tem previsão para ocorrer em todos os municípios pólos.
O representante do Ministério da Educação (MEC), Eduardo Trazzi, revela que no Brasil 10% das escolas brasileiras desenvolvem o programa. “A idéia é construir um novo modelo de desenvolvimento que seja econômico, social e ambientalmente sustentável. Trazer o problema global para a realidade de cada município, e trabalhá-lo em cada escola e comunidade”, ressalta.
Implantado em 2003, inclusive nas escolas rurais e indígenas, o programa visa construir um processo permanente de Educação Ambiental na escola e na comunidade. A meta para esse ano é formar mais 96 professores e 96 alunos de 46 unidades escolares.
Estiveram presentes na abertura da Conferência, o coordenador do núcleo de Educação Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luiz Eduardo Cruz, e a diretora de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Mabel Strobel.
Comentários