Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 14 de Abril de 2005 às 07:44

    Imprimir


A Microsoft lançou hoje no Brasil uma versão reduzida do sistema operacional Windows que será embutida em computadores de baixo preço. O software "light" é o centro da proposta feita pela empresa ao programa de inclusão digital do governo brasileiro batizado de PC Conectado.

O presidente da Microsoft Brasil, Emílio Umeoka, faz questão de separar as duas iniciativas. Disse que trata do lançamento do produto Starter Edition desde 2003, parte de uma estratégia maior da empresa de Bill Gates para ampliar mercado em países em desenvolvimento. O primeiro lançamento de produto semelhante à versão brasileira foi feito no final do ano passado na Malásia, Indonésia e Tailândia.

Umeoka confirmou ter formalizado na terça-feira uma proposta ao governo federal de utilização do Starter Edition nos computadores pessoais que serão vendidos de forma facilitada a consumidores de baixa renda. A Microsoft inclui na proposta a ampla rede de integradores e de suporte técnico que tem no país, mas nenhuma garantia de financiamento, segundo Umeoka.

A expectativa de Umeoka é que os coordenadores do PC Conectado dêem ao Windows a chance de disputar com sistemas abertos, como o Linux, a preferência do comprador do PC popular. O executivo disse que o governo não tem um prazo para responder à oferta da Microsoft.

Características do programa

O Starter Edition é uma versão mais simplificada do Windows XP, voltada para o usuário que nunca teve computador ou com pouco contato com o PC. Ele permite a abertura de três programas ao mesmo tempo e cada um pode exibir até 3 janelas na tela simultaneamente. Além disso, diferente da versão completa do Windows XP, ele não se conecta em rede de computadores, característica que é criticada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), instância do governo que avalia os softwares do programa PC Conectado.

Mas a Microsoft incluiu na versão brasileira algumas características que atendem à demanda do governo brasileiro, como configuração de tela maior, memória de 256 Mb e instrução básica de uso para o iniciante.

Sem revelar preços, a empresa afirmou que distribuirá o sistema a partir de maio em computadores de cinco fabricantes ¿ Itautec, Positivo, Novadata, Semp Toshiba e Kennex. Umeoka disse que o volume é de "dezenas de milhares" de computadores. "Queremos novos usuários e novos clientes, e acreditamos que o Starter Edition vai ajudar, e muito, a expansão do mercado de PCs do Brasil", afirmou o presidente da Microsoft Brasil. Em 2004, foram vendidos cerca de 4 milhões de computadores no país. O programa do governo tem como objetivo vender 1 milhão de computadores em 12 meses.

Apesar de a Microsoft não informar o preço do Starter Edition, a fabricante de PCs Positivo, maior produtora de computadores do País em 2004, divulgou que venderá máquinas com o sistema por R$ 1.599, R$ 300 mais caras do que as que vêm equipadas com Linux. O lançamento do Starter Edition será em conjunto com as redes de varejo Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza e Ponto Frio, que se encarregarão do financiamento.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346797/visualizar/