Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 22:50
Por: Lana Cristina

    Imprimir


Brasília - As pessoas presas pela Polícia Federal na Operação Tango foram levadas a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com exceção de Sigfried Franz Griesbach, que não foi transferido, devido à sua idade. Aos todo, 12 integrantes da quadrilha estão presos na cidade, parte na Superintendência da PF no estado, e o restante no presídio central. A Operação Tango investiga a organização criminosa que fraudou a Receita Federal em mais de R$ 1,5 bilhão nos últimos oito anos.

Fábio Magno de Araújo Fernandes, responsável pelo agenciamento de clientes e fornecimentos de certidões frias a empresas com dívidas junto à Receita, foi transferido hoje (13) da Superintendência da PF na Paraíba para a Superintendência da PF do Rio Grande Sul. A PF desconhece o paradeiro de um integrante da quadrilha, foragido desde que a operação foi deflagrada, no dia 11.

O grupo praticava crimes financeiros e lavagem de dinheiro, com venda de créditos tributários "frios", inclusive de maneira parcelada, que eram usados na compensação de obrigações fiscais por empresas com dificuldades financeiras. Para "lavar" o dinheiro obtido com o crime, a quadrilha emprestava dinheiro às empresas e mascarava a origem do dinheiro nessas operações.

Outra prática era a compra de créditos financeiros, do tipo CDB’s, com valor superior ao que o aplicador receberia após o recolhimento do Imposto de Renda. Os integrantes da quadrilha que negociavam com o aplicador se comprometiam a pagar o tributo, mas não faziam o recolhimento posteriormente.

Uma das empresas envolvidas na compra de créditos tributários, estimados em R$ 436 milhões, foi o Banco Santos. Em junho de 2004, o banco comprou a empresa Vale Couros Trading S.A. para zerar sua dívida com a Receita e afastar a ameaça de intervenção pelo Banco Central. A empresa não tinha participação no mercado desde 1996.

A PF já começou a ouvir os integrantes da quadrilha e fará o cruzamento das informações obtidas nos depoimentos e na investigação. A polícia investiga também a participação de outros bancos no esquema da quadrilha.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346833/visualizar/