Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 18:10
Por: Mylena Fiori

    Imprimir


Dakar (Senegal) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido, em Dacar, capital do Senegal, pelo presidente Abdoulaye Wade. Depois dos cumprimentos, os dois presidentes acompanharam os hinos nacionais, passaram as tropas em revista e tiraram uma primeira foto oficial no salão presidencial.

De lá, o presidente Lula segue para o Palácio da República, onde terá uma reunião com o presidente e, depois, um jantar em sua homenagem.

Lula encerrou a visita à Gana com a inauguração da Câmara de Comércio Brasil-Gana, que contou com a presença de vários empresários ganenses. Depois, cumpriu agenda na capital de Guiné-Bissau, tendo uma reunião privada com o presidente Henrique Rosa, uma reunião ampliada com ministros dos dois países e, depois, visitando a Fortaleza Amura, onde viu cerimônia floral em homenagem ao herói da independência, Amílcar Cabral, e aos heróis nacionais. Houve ainda uma reunião com o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e uma visita à Assembléia Nacional Popular.

O principal objetivo da visita a Gana, segundo o embaixador Celso Amorim, foi político, principalmente "ajudar na democracia". Nenhum acordo comercial foi assinado.

Em Gana, a constituição foi suspensa em 1981, depois de vários golpes de Estado. Só em 1992 uma nova constituição foi aprovada, quando houve novas eleições, que elegeram Jerry Rawlings. Reeleito em 1996 e impedido de competir novamente em 2000, John Kufuor foi eleito e é o atual presidente.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346897/visualizar/