Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 18:02
Por: Raquel Barroso

    Imprimir


A Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e o Serviço Geológico do Brasil estão trabalhando em conjunto com o objetivo de intensificar as pesquisas que estão sendo realizadas no setor mineral de MT.

Recentemente o secretário Alexandre Furlan se reuniu com o diretor de geologia e recursos minerais do serviço Geológico do Brasil, Manual Barreto, e ficou decidido a que será dada continuidade aos trabalhos de levantamento geológico básico em Mato Grosso, retomado pelo Governo do Estado em 2003 e com a entrega do Mapa Geológico de Mato Grosso, em dezembro de 2004.

Inicialmente, devido ao potencial geológico/econômico, o secretário Alexandre Furlan e o diretor Manuel Barreto definiram como prioridade uma área de 54 mil quilômetros quadrados, abrangendo as Folhas de Tapaiuna, Aripuanã e Juína, sutiadas na região noroeste do Estado, que serão mapeadas na escala de 1:250.000.

Ficou decidido ainda desenvolver o estudo metalogenético, que é o detalhamento das mineralizações, na região norte do Estado compreendendo as Folhas São João da Barra, Alta Floresta, Ilha 24 de Maio e Vila Guarita, totalizando uma área de 72 mil Km2, e um estudo em todo Mato Grosso a fim de definir ambientes geológicos favoráveis a rochas que venham gerar insumos para agricultura.

Segundo Alexandre Furlan, já está acordado com o Serviço Geológico do Brasil para o próximo ano, o Projeto de Levantamento Aerogeofísico no Estado. “Com a execução desses projetos, Mato Grosso terá um enfoque moderno na Mineração, dotado de conhecimentos geológicos básicos imprescindíveis para a atração de investimentos privados no Setor Mineral, na expectativa de gerar jazimentos minerais de porte mundial”, afirmou Furlan.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346902/visualizar/