Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 16:24
Por: Sândala Barros

    Imprimir


Macapá - Capacitar os indígenas e criar agentes multiplicadores, responsáveis por manter o sistema de abastecimento de água potável das aldeias são os objetivos do curso para a formação de Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan).

A primeira etapa do curso, oferecido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Amapá, foi em dezembro de 2004 nas aldeias dos municípios de Serra do Navio, Oiapoque e Pedra Branca do Amaparí. Os índios receberam informações teóricas sobre o funcionamento e manutenção do sistema de abastecimento de água das aldeias.

Na segunda etapa da capacitação, que se realiza na capital, os índios estão recebendo aulas práticas sobre como desenvolver serviços elétricos e hidráulicos, além de aprenderem a maneira correta de manter o sistema de tratamento de água das aldeias, operando com qualidade.

Segundo Josimar Peixoto, chefe da Divisão de Engenharia e Saúde da Funasa no Amapá, dentro da programação da segunda fase do curso será realizado um estágio supervisionado em cada aldeia. "Durante o estágio os agentes indígenas terão que pôr em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula. Queremos que eles aprendam a resolver problemas que muitas vezes deixam a comunidade sem água potável, comprometendo a saúde", disse.

O curso é realizado em 19 aldeias do município de Oiapoque. O curso é ministrado por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).





Fonte: Agencia Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346943/visualizar/