Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 13:50

    Imprimir


É um pássaro? É um avião? Não, é o Stratellite. Os fabricantes acreditam que o equipamento revolucionará o setor de banda larga e comunicação sem fio.

A Sanswire, uma empresa de comunicações norte-americana, revelou esta semana o protótipo quase concluído de um dirigível de estrutura rígida, não tripulado, projetado para voar na estratosfera, 21 quilômetros acima da superfície terrestre. Lá de cima, o equipamento pode enviar sinais de banda larga e telefonia móvel a uma área do tamanho do Estado do Texas.

"Nosso objetivo é substituir os satélites a um custo mais baixo", disse Leigh Coleman, presidente da GlobeTel Communications, controladora da Sanswire. "Acreditamos que isso possa mudar a maneira pela qual as pessoas se comunicam." Quando concluído, o dirigível de 75 metros de comprimento, pilotado por robô e acionado por energia solar, se assemelhará a uma baleia de cauda dupla.

O Stratellite flutuaria acima da faixa usada por aviões comerciais, mas abaixo das órbitas dos satélites - e a um terço do custo destes, entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões. O Stratellite também tornaria obsoletas as torres de telefonia celular instaladas em terra, segundo seus fabricantes.

Porém, operações nessa altitude são pouco freqüentes e não muito testadas. Tim Huff, presidente-executivo da GlobeTel, reconheceu que a empresa ainda não tem autorização da Federal Aviation Administration dos Estados Unidos para testar um dirigível não tripulado.

"Pode ser um processo de 90 a 120 dias para obtenhamos aprovação da Nasa e da FAA", disse Huff. "Mas ainda assim estamos anos à frente de qualquer outro programa semelhante." A empresa espera começar a produzir e lançar Stratellites já no ano que vem, com centenas, se não milhares, dos aparelhos cobrindo toda a superfície do planeta, e se mantendo em vôo por períodos de meses.

Os investidores presentes à apresentação muito aguardada do protótipo, na terça-feira, no deserto do sul da Califórnia, disseram estar entusiasmados com o desempenho da GlobeTel e viam a empresa como promissora para os usuários de telefones sem fio. "Sempre que uma ligação cai porque alguém está dirigindo em uma região montanhosa, eu digo que assim que a Sanswire decolar, o problema acabou", diz Muriel Sigala, investidora da Califórnia.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346994/visualizar/