Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 10:51

    Imprimir


Os motoristas de veículos oficiais, ascensoristas e outras dezenas de funcionários que participarão na organização do conclave, que começa na próxima segunda-feira, deverão jurar guardar segredo sobre o conteúdo das reuniões que pode chegar até eles.

Segundo um comunicado divulgado pelo Vaticano nesta quarta-feira, todos os funcionários do próximo conclave, tanto religiosos como laicos, devem "prestar um juramento de palavra e por escrito".

O compromisso de guardar segredo será feito fisicamente na sexta-feira às 15h GMT (12h de Brasília) ante o Camerlengo, máxima autoridade no Vaticano no período de transição, cargo exercido pelo cardeal espanhol Eduardo Martínez Somalo.

Desta forma, todos os motoristas dos microônibus que transportarão os cardeais da Casa Santa Marta, onde se hospedarão, até a Capela Sistina, onde acontecerão as deliberações e votações, estão afetados por esta medida.

Juramento idêntico será prestado pelos ascensoristas, cozinheiros, funcionários da limpeza, médicos e enfermeiras que atendem os religiosos, além dos responsáveis pelos sistemas técnicos na Capela Sistina.

Pela primeira vez na história, toda a Cidade do Vaticano é área de conclave e os cardeais, ao invés de residir nas áusteras celas da Capela Sistina, decidiram utilizar a residência Santa Marta.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347070/visualizar/