Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 08:27

    Imprimir


O nome São Luiz poderá ser reinserido ao município de Cáceres depois de 68 anos. A nomenclatura do padroeiro da cidade havia sido retirada por decreto do Governo de Mato Grosso em 1938. A proposta para volta do nome "São Luiz de Cáceres" foi apresentada pelo vereador Wilson Kishi (PP) na sessão da Câmara Municipal na segunda-feira. Crendice ou não, o autor do projeto acredita que a reinserção do nome do santo na cidade possa contribuir, através da fé cristã, para o sucesso de uma gama de investimentos previsto para o município nos próximos meses.

Kishi questiona, inclusive, a forma do decreto governamental que cassou o nome do santo. Em contatos com historiadores, recebeu informações de que, a mudança foi feita de maneira aleatória. "Até a retirada do nome do padroeiro foi de forma ilegal, porque não houve na época, nenhuma consulta a Câmara Municipal e tão pouco a população", assinalou. O projeto apresentado por Kishi começou a receber adeptos em vários segmentos. Algumas entidades e escolas estão fazendo abaixo assinado para voltar o nome do padroeiro na cidade.

O cacerense, Orlando do Couto, técnico em segurança do trabalho, um dos que aprovam a volta de "São Luiz de Cáceres", vai mais além. Sem citar nomes, ele diz que toda cidade que teve o nome do padroeiro retirado sofreu longo período de estagnação. Como exemplo ele cita que nas décadas de 40 e 50 Cáceres vivia o apogeu do sucesso, com um transporte fluvial e aéreo em pleno desenvolvimento. "Nas décadas de 40 e 50 havia, pelo menos, 4 empresas aéreas que faziam linha a Cáceres/Rio/São Paulo e 3 fluviais. Hoje, nada disso mais existe. Coincidência ou não sofremos um retrocesso ", argumenta.

Embrionária, o vereador pretende submeter a idéia numa ampla discussão popular. Para isso, será montada uma comissão, formada por historiadores, membros da Igreja Católica, Unemat, clubes de serviço, e representantes de comunidades, para avaliar a possibilidade de mudança. Kishi não descarta preocupação com o setor econômico do projeto, tendo em vista os gastos que serão necessários com a alteração dos serviços postais decorrente da possível alteração.

Fundada em 1778 pelo capitão-general Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, a cidade de Cáceres, recebeu o nome de São Luiz de Cáceres, em 30 de maio de 1874, numa homenagem do fundador ao rei da França, que durou 64 anos. A retirada do nome do padroeiro aconteceu através de decreto governamental nº 208 de 1938.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347128/visualizar/