Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 12 de Abril de 2005 às 20:53

    Imprimir


A poliomielite poderia ser erradicada do mundo se a campanha contra a doença contasse com 75 milhões de dólares a mais e se houvesse vontade política, disse nesta terça-feira nos Estados Unidos um grupo de especialistas.

As chances de erradicação da doença são enormes, destacou Robert Keegan, do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta (Geórgia).

Numa teleconferência na qual destacou que muitos países já se encontram livres da pólio, o especialista disse que para o alcance desta meta seriam precisos hoje 600 milhões de dólares, dos quais 525 milhões já estariam assegurados.

Por sua vez, David Heyman, responsável pela erradicação da pólio na Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou que a falta de compromisso político é um dos principais obstáculos para a erradicação da doença, que pode causar a morte ou paralisias em milhares de crianças a cada ano.

O esforço atual está particularmente destinado a Índia, Paquistão, Afeganistão, Egito, Nigéria e Níger.

A chamada Iniciativa para a Erradicação Global da Pólio, que envolve cerca de 200 países, reduziu o número de casos desta doença de 350.000 em 1988, para menos de 700 em 2003, de acordo com estatísticas da OMS e de outras entidades.

Aproveitando o 50º aniversário da primeira vacina contra a pólio, os especialistas formularam hoje um pedido para que sejam doados mais fundos para o combate o vírus, que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347172/visualizar/