Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 09 de Abril de 2005 às 16:50

    Imprimir


Roma - Os membros do Colégio Cardinalício não manterão, a partir deste sábado, nenhum contato com a imprensa, segundo foi decidido neste sábado na sexta reunião da congregação, informou o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls.

Diversos purpurados tinham concedido entrevistas ou dado declarações nos últimos dias para falar sobre o pontificado do falecido João Paulo II e para se pronunciar sobre o perfil do novo papa.

Navarro disse que a decisão de aplicar silêncio absoluto na semana que precede o conclave foi adotada por unanimidade e instou a imprensa a respeitá-lo.

Na reunião deste sábado, à qual assistiram 130 purpurados, constatou-se que o corpo de eleitores será formado por 115 membros, ante a confirmação da ausência por doença do filipino Jaime Sin, arcebispo emérito de Manila, e do mexicano Adolfo Suárez Rivera, arcebispo emérito de Monterrey.

O porta-voz do Vaticano confirmou que o conclave começará formalmente às 16h30 (11h30 de Brasília) do dia 18 de abril, embora pela manhã, às 10h00 horas (05h00 de Brasília), deva se realizar a missa "Pro eligendo Pontefice", para qual foi convidado o Corpo Diplomático credenciado ante a Santa Sé.

Navarro informou também que amanhã não haverá a tradicional reza do Regina Coeli, que neste período litúrgico substitui o Ângelus. Também não se reunirá amanhã a congregação de cardeais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347499/visualizar/