Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 09 de Abril de 2005 às 13:32

    Imprimir


Insurgentes iraquianos são acusados de matar 15 soldados que integravam um comboio no sul de Bagdá, de acordo com autoridades policiais.

O ataque deste sábado ocorreu na região próxima a cidade de Latifiya, área conhecida como “triângulo da morte”, uma área sunita ao sul de Bagdá considerada o centro da resistência.

Os detalhes do ataque ainda não estão claros. A polícia da cidade de Mahmudiya disse à agência de notícias Reuters que insurgentes forçaram o caminhão em que os soldados viajavam a parar e depois os mataram.

A agência de notícias AFP, entretanto, cita o ministro da Defesa iraquiano dizendo que o caminhão foi atingido por uma bomba localizada à beira da estrada.

Aniversário

O ataque acontece há exatos dois anos da queda da estátua de Saddam Hussein na Praça Firdus, em Bagdá, evento que se tornou símbolo do fim do governo do ex-presidente iraquiano.

A mesma praça foi o palco, neste sábado, de uma manifestação contra a ocupação americana no Iraque, convocada pelo radical clérigo xiita Moqtada Sadr, na capital Bagdá.

Os milhares de manifestantes pediam a retirada imediata dos militares americanos do território iraquiano e um julgamento mais rápido para Saddam Hussein e seus aliados.

Em 2003, milhões de pessoas em todo mundo puderam acompanhar quando a estátua do então líder iraquiano foi retirada do local por militares americanos, sob aplausos da população.

Hoje, no entanto, grande parte da população iraquiana vê com críticas a ocupação americana.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347529/visualizar/