Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 09 de Abril de 2005 às 11:14

    Imprimir


A tradicional festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Várzea Grande, começou hoje, ás 6h, com uma missa. Às 8h foi feita a Passagem da Bandeira na avenida Couto Magalhães.

A festa marca o início das comemorações dos 138 anos de Várzea Grande. Com 113 anos de história, os festejos são comparados à festa de São Benedito, em Cuiabá.

Durante 21 dias, os festeiros percorrem os principais bairros da cidade fazendo a passagem da bandeira, participam das novenas e no dia 1º de maio, terminando com a procissão e uma grandiosa quermesse.

Do dia nove ao dia 19, a bandeira percorre bairros pertencentes à paroquia pedindo colaboração . A partir do 22 até 30, ocorrem as novenas com o encerramento na Igreja.

A fundação da Igreja de Nossa Senhora da Guia se confunde com a formação de Várzea Grande. Em 15 de Maio de 1867, o general João Vieira de Couto Magalhães, governador da província de Mato Grosso assinou decreto criando um acampamento militar. A área ocupada era onde hoje está situado ginásio do Fiotão.

A Igreja foi inaugurada 25 anos após a instalação do acampamento e levou dois anos para ser concluída. Foi construída de adobes nas horas livres que os moradores dispunham.

Para celebrar a primeira missa, o povo decidiu que deveria ter um cálice de ouro para dar maior honra a padroeira. O metal foi garimpado em Várzea Grande pelos próprios moradores e ao ourives de Cuiabá, Antônio Pedro que confeccionou a peça. A cerimônia foi realizada pelo padre Ferro.

No decorrer de 113 anos de história, a capela se transformou em paróquia e Nossa Senhora da Guia, em padroeira de Várzea Grande.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347581/visualizar/