Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 09 de Abril de 2005 às 09:29

    Imprimir


Brasília - O ministro Jaques Wagner, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), participa, às 10h30, da inauguração da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo construída pelo Grupo Votorantim. Ao lado de autoridades governamentais, empresários e com a presença do governador Paulo Souto, da Bahia, e do secretário de Energia, do Ministério das Minas e Energia, Ronaldo Schuck, além de prefeitos de 13 municípios da região, o ministro destacará a importância da obra iniciada há dois anos e que recebeu investimentos de R$ 250 milhões. Desse total, 40% foram desembolsados em recursos próprios do Grupo Votorantim e o restante foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A energia gerada será suficiente para atender cerca de 775 mil habitantes, correspondendo a 10% da energia consumida por Salvador e a 4% do consumo do estado da Bahia.

A usina está localizada no rio Paraguaçu, entre os municípios do recôncavo baiano de Cachoeira e Governador Mangabeira. Com a usina, o Grupo Votorantim passa a gerar 42% da energia necessária para a produção de sua indústria de cimentos. A hidrelétrica de Pedra do Cavalo, mesmo nome da barragem construída há 20 anos no local, terá capacidade de geração de 160 megawatts (MW) por meio de duas turbinas.

Com informações do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347646/visualizar/