Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 08 de Abril de 2005 às 18:40

    Imprimir


Vaticano - Uma notável coleção de líderes mundiais e da realeza se encontrou durante o funeral de João Paulo II, separados de acordo com a ordem alfabética, em francês, dos nomes de seus países. O presidente dos EUA, George W. Bush, e o da França, Jacques Chirac, estavam separados apenas pelas esposas, na segunda fileira, à direita do altar.

Na mesma fileira encontrava-se o presidente do Irã, Mohammad Khatami, que cumprimentou o presidente da Síria, Bashar Assad, antes de se sentar. Os EUA têm relações tensas com a Síria e nenhum laço diplomático com o Irã. Mais de 100 delegações oficiais compareceram ao funeral, um dos maiores eventos religiosos dos tempos modernos.

Na fileira atrás de Bush e Chirac estava o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe. Proibido de viajar pela Europa, Mugabe conseguiu contornar a proibição, que não se aplica ao Vaticano, para comparecer ao funeral.

Apesar da convivência pacífica de tantos líderes durante a cerimônia, o funeral também trouxe algumas tensões. A China não enviou delegação porque o Vaticano mantém relações diplomáticas com Taiwan, cujo presidente, Chen Shui-bian, aproveitou-se da oportunidade para encontrar líderes mundiais.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347768/visualizar/