Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 08 de Abril de 2005 às 17:12

    Imprimir


Deixar a decisão nas mãos do Espírito Santo. Essa é a orientação seguida pelo Arcebispo de Cuiabá, Dom Milton, diante do conclave de cardeais que vai eleger o sucessor do Papa João Paulo II. O representante da Igreja Católica evita falar sobre favoritos para o cargo.

Questionado se acha o cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, da Arquidiocese de São Paulo, um forte candidato para ser o novo Pontífice, Dom Milton responde com cautela: "João Paulo II não estava na lista dos favoritos. Deixemos o Espírito Santo agir. A Igreja não é conduzida por homens".



O Arcebispo diz que os cardeais estão colocando a escolha nas mãos de Deus. "Eles vão fazer uma análise da conjuntura atual e o Espírito Santo vai indicar o novo Papa". Dom Milton também não acredita que um italiano tenha mais chances de ser eleito. Para ele, todos entram no conclave em igualdade.

Ainda em entrevista ao RMT Online, Dom Milton observa que o Pontífice eleito deverá seguir a mesma linha de trabalho do Papa João Paulo II. "Desde o 2º Concílio do Vaticano, com o Papa João XXIII, a Igreja decidiu acompanhar o dinamismo do mundo".

No entanto, Dom Milton esclarece que isso não significa que a Igreja vai aceitar todas as posições da sociedade. "Nem tudo é certo. Muita coisa é um regresso. Aí a Igreja tem que se manifestar contra."

Para o Arcebispo, "o novo Papa deve ser como João Paulo II: evangelizador". O Pontífice eleito, segundo ele, deve oferecer uma resposta à sociedade, aos menos favorecidos. (EB)





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347794/visualizar/