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Educação/Vestibular
Sexta - 08 de Abril de 2005 às 13:33
Por: Lana Cristina

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Brasília – A professora Linda Goulart, coordenadora da Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária (Pnera), estudo inédito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), considerou surpreendente o índice de escolas públicas nos assentamentos: 96% dos estabelecimentos.

Desse total, 83,6% são escolas municipais, o que, a seu ver, obriga que haja maior diálogo entre o governo federal e a prefeitura no estabelecimento de políticas públicas. Grande parte das escolas (72,4%) funciona em unidade construída especificamente para a atividade escolar, sendo que 90% delas em prédio próprio. Mas ainda há alunos que assistem às aulas em galpões, salões paroquiais e até na casa do professor.

Em 5,5% das escolas, alunos e professoras levam água de casa porque não há nenhum tipo de abastecimento como cisterna, poço artesiano, mina d’água próxima à escola ou caminhão pipa, como ocorre no restante das unidades. Um dado preocupante, segundo Linda Goulart, é a ausência de fontes de iluminação em 21,1% das escolas. "Isso ocorre principalmente naquelas turmas de ensino de jovens e adultos, de alunos mais velhos, que precisam estudar à noite. É um dado preocupante", contou.

A construção é provisória em 29,3% das escolas e em 22,7% delas não há banheiro. Os percentuais são reduzidos também quanto à presença de sala de professores (16,9%), horta (12,1%), refeitório (7,6%), quadra de esportes (6,1%), parque infantil (2,9%), laboratório de informática (2,1%), laboratório de ciências (0,9%).

A pesquisa entrevistou 10,2 mil famílias. Por amostragem, verificou-se que há 524.868 famílias assentadas, o que perfaz uma população de 2,549 milhões de pessoas. São 987.890 estudantes assentados que, em sua maioria, têm aulas no próprio assentamento.





Fonte: Agência Brasil

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