Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 08 de Abril de 2005 às 09:22

    Imprimir


Pelo menos 18 supostos rebeldes maoístas foram mortos em um enfrentamento com soldados nepaleses em Rukum, no oeste do Nepal, informou hoje, sexta-feira, a rádio estatal.

O tiroteio aconteceu na noite passada no povoado de Khara, cerca de 350 quilômetros a oeste de Katmandu, quando um grupo de supostos guerrilheiros maoístas atacou um posto de segurança, o que deu origem a um forte tiroteio - que durou quase 12 horas - entre os rebeldes e os agentes.

Fontes militares em Katmandu confirmaram a morte de pelo menos 18 dos indivíduos que atacaram o posto e informaram que nove soldados também ficaram feridos no enfrentamento, três deles gravemente.

No entanto, os maoístas ainda não confirmaram o fato.

A guerrilha maoísta lembra hoje o 15º aniversário do movimento popular que em 1990 conseguiu bloquear os poderes do monarca absoluto e introduzir a democracia multipartidarista, por isso convocou uma greve geral de 11 dias no país, iniciada no sábado passado.

O rei Gyanendra destituiu em 1º de fevereiro passado o governo de Sher Bahadur Deuba, assumiu o poder absoluto, declarou o estado de emergência no Reino e impôs uma férrea censura aos meios de comunicação nepaleses, o que restringe as informações divulgadas, sobretudo, as que dizem respeito a maoístas.

A guerrilha maoísta do Nepal se levantou em armas em 1996, para derrubar a monarquia e criar um regime comunista. Nestes nove anos, aproximadamente 11.500 pessoas morreram país devido a violência.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347972/visualizar/