Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 22:10

    Imprimir


O Vaticano divulgou nesta quinta-feira um documento deixado pelo papa João Paulo 2º, morto no sábado (2), em que ele sugere a possibilidade de renúncia em 2000, devido a seus problemas de saúde.

O texto de 15 páginas, que começou a ser escrito pelo papa em 1979, foi lido pelos cardeais em polonês e italiano [versão traduzida].

Leia a seguir alguns trechos do documento:

Abertura - "Vigiai. pois não sabeis o dia em que o Senhor retornará." Essas são as primeiras palavras, tiradas do Evangelho Segundo São Mateus, que abrem o texto deixado pelo sumo pontífice.

Renúncia - "O ano do Jubileu [2000] avança. Dia após dia, encerra-se dentro de nós o século 20, e se inicia o século 21. Segundo os desejos da Providência, me é dado viver no difícil século que não pertence ao passado, e quando minha vida chega ao ano 80, é preciso perguntar se já não é tempo de repetir o divino Simeão "nunc dimittis".

Salvo pela Divina Providência - "A Divina Providência me salvou de modo miraculoso da morte. O Senhor prolongou a minha vida e, em um certo sentido, me deu uma nova". (Escreveu em 1981, referindo-se á forma milagrosa que Deus o salvou da morte", quando o turco Mehmet Ali Agca atirou contra ele na praça São Pedro)

Conflito nuclear - "O último decênio do século passado [referindo-se ao século 20] foi liberado de uma tensão precendente; mas isso não significa que não haverá novos problemas e dificuldades. De modo particular, agradeço à Divina Providência por isso, que o período da Guerra Fria terminou sem um violento conflito nuclear, que pesava sobre o mundo no período precedente [na década de 80]."

1982 - O papa considerou a possibilidade que seu funeral fosse realizado na Polônia. Mas em 1985, escreveu que "a decisão deveria ser tomada pelo Colégio dos Cardeais", e pediu para que os poloneses fossem consultados.

Graças ao Espírito Santo pelo Concílio - "Estando na soleira do terceiro milênio, desejo exprimir minha gratidão ao Espírito Santo pelo grande presente, o 2º Concílio do Vaticano, onde estive com toda a igreja --sobretudo com todo o Episcopado-- sinto-me devedor. Estou convencido de que agora, será dado às novas gerações a oportunidade de atingir a riqueza do Concílio do século 20."

Propriedade - "Não deixo nenhuma propriedade da qual seja necessário desfazer-me. Quanto às coisas de uso cotidiano que usei, peço que sejam distribuídos da forma oportuna. Os apontamentos pessoais devem ser queimados. Peço dom Stanislao Dziwisz cuide disso, a quem sou grato pela colaboração, na ajuda prolongada por todos esses anos, assim como pela compreensão."

Encerramento - "A todos, só digo uma coisa: Deus vos recompensará".

A data da última revisão do documento do papa é de 17 de março de 2000.





Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348105/visualizar/