Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 20:55

    Imprimir


São Paulo - A Agência Americana de Drogas e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) determinou nesta quinta-feira a retirada do mercado americano do medicamento contra artrite Bextra. De acordo com o correspondente da BBC em Nova York Steve Evans, a FDA está preocupada com a probabilidade de que os analgésicos da classe COX-2 (na qual estão incluídos o Bextra e o Vioxx) possam aumentar o risco de ataques cardíacos.

Segundo o correspondente, a Pfizer concordou em parar de vender o Bextra nos Estados Unidos e em outros mercados. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir com representantes da Pfizer na tarde desta quinta-feira para decidir se retira o Bextra de circulação.

A FDA também quer alertas mais explícitos nos rótulos de medicamentos semelhantes. A empresa disse que não concorda com a análise da FDA, mas afirmou que trabalhará junto às autoridades para tentar levar o medicamento de volta ao mercado.

No ano passado, um dos concorrentes da Pfizer, o laboratório Merck, retirou do mercado um de seus analgésicos contra artrite, o Vioxx, por causa de preocupações semelhantes. Segundo o correspondente da BBC, as empresas farmacêuticas estão sob pressão cada vez maior por causa dos efeitos colaterais dos medicamentos que produzem.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348136/visualizar/