Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 17:06

    Imprimir


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado, Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), busca a implementação de políticas que estimulem e desenvolvam oportunidades de emprego aos cidadãos. Para isto, a Secretaria está investindo em cursos de qualificação profissional para o preenchimento de vagas ofertadas no mercado de trabalho.

Em dois anos foram criados mais de 50 mil novos postos de trabalho em todo Estado de Mato Grosso e a na Capital 12.430 trabalhadores foram empregados no mercado formal de trabalho pelo Sine. Os setores que mais contribuíram para a criação dessas vagas foram a agropecuária, indústria de transformação, comércio e o setor de serviços.

Preocupada com a carência de mão-de-obra capacitada para ocupar estas vagas de trabalho, a secretária Terezinha Maggi qualificou 8.842 trabalhadores somente em Cuiabá em 2003 e 2004 em diversas áreas. Só na área da agricultura foram capacitados 157 operadores de máquinas e implementos agrícolas. O curso de qualificação é resultado do projeto Parceria Rural, que prepara a mão-de-obra especializada para atuar no campo e fortalece o agronegócio. Este projeto é inédito no Brasil e integra empresas privadas concorrentes na comercialização de máquinas e implementos agrícolas.

Para a atuação no ramo da área da construção civil, já foram capacitados na Capital 98 trabalhadores entre pedreiros, pintores, carpinteiros, encanadores, eletricistas e azulejistas. O pedreiro Gonçalo Damázio da Silva foi aluno de um dos cursos nesta área. Antes ele trabalhava como servente e agora comanda sozinho uma obra. "Aprendi noções de medição, nível, assentamento de tijolos e esquadro. Antes do curso costumava apenas observar o trabalho dos pedreiros", contou.

O mesmo aconteceu com Edilson Souto da Silva Junior. Ele trabalha como instalador hidráulico em uma instituição militar. "Foi o próprio quartel que indicou o curso. Eu já fazia todo serviço, mas não tinha um certificado nas mãos. Assistindo as aulas aprendi pequenos detalhes que antes eu ignorava. Isso melhorou o rendimento do meu trabalho", ressaltou.

Ainda outros 36 trabalhadores foram capacitados no ramo da construção pesada , em operação e manutenção em rolo-compactor, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora e escavadeira.

A capacitação profissional também atingiu as empregadas domésticas, capacitando 109 trabalhadoras em dois anos. Elas aprenderam noções de culinária básica, economia do lar, prevenção a incêndios, primeiros socorros, higiene pessoal, entre outros afazeres "O curso representou uma chance a mais na hora de preencher uma vaga. Elevamos nossa auto-estima para poder lutar pelos nossos direitos", afirmou a doméstica Ana Lucia Costa Mendes, moradora do bairro Boa Vista, em Cuiabá.

Os jovens que se iniciam no mercado de trabalho tiveram a oportunidade de ingressar no primeiro emprego com um diferencial. Foram beneficiados 179 adolescentes com a execução de cursos dentro do Programa de Qualificação do Aprendiz (PQA) para atuar em atividades comerciais em supermercados e escritórios. Outro projeto que atingiu jovens com idade entre 16 e 24 anos foi o de Serviço Civil Voluntário, que promoveu a qualificação e profissionalização de 126 jovens.

FITOPLAMA - Melhorar a qualidade de vida da população foi um dos objetivos do projeto Fitoplama. Por meio de curso que ensina a utilização de fitoterápicos, 67 alunos foram qualificados e agora podem atuar nas áreas de pesquisa, educação, meio ambiente, produção, assistência à saúde, comercialização, informação de medicamentos naturais e auxiliar comunidades carentes a utilizar corretamente os fitoterápicos.

Em 2004, a Setec também contou com a parceria do Senai para capacitar 222 alunos em Cuiabá nas áreas de informática básica e avançada, eletricista predial, eletrônica básica e avançada, auxiliar de escritório, padeiro, serigrafia, recepcionista. Na formação de mais 112 profissionais a Secretaria contou com a parceria do Senac nos cursos de garçom, auxiliar de escritório, telemarketing e técnico de vendas.

Dentro do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), a Setec qualificou 7.219 pessoas em dois anos na Grande Cuiabá em diversos cursos, que foram ministrados por instituições de ensino como Senai, Senac, UFMT, Ceprotec e Associação Mato-grossense dos Cegos.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348197/visualizar/