Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 02 de Dezembro de 2012 às 18:55

    Imprimir


O ex-primeiro-ministro social-democrata Borut Pahor é o novo presidente da Eslovênia, ao obter 67% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo, segundo as pesquisas de boca-de-urna divulgadas no fechamento da votação pelo canal público "TVSlo".

Seu rival, o atual presidente Danilo Türk, também da centro-esquerda, obteve 33% dos votos, enquanto a afluências às urnas rondou os 45%.

"Acredito que não haja problemas que os eslovenos não possamos resolver, se nos unirmos nisso", declarou Pahor em uma primeira reação, enquanto espera os resultados oficiais que devem ser divulgados antes das 18h (de Brasília).

O ex-primeiro-ministro (2008 a 2011) e durante 15 anos líder dos social-democratas será o quarto presidente esloveno desde a independência.

Durante a campanha eleitoral se apresentou como o "unificador" da nação eslovena, profundamente dividida entre a necessidade de realizar as medidas de austeridade do primeiro-ministro conservador, Janez Jansa, e as reivindicações da oposição e dos sindicatos de maior justiça e sensibilidade social.

Além da grave crise econômica, o país enfrenta nos últimos dias uma onda de manifestações convocadas pelo Facebook, que em Maribor e Liubliana foram violentas, com dezenas de feridos e detidos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34843/visualizar/