Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 23:00
Por: Fabíola Salvador

    Imprimir


Brasília - Para evitar novos surtos de um tipo de verminose, o governo federal recomendou nesta quarta-feira que seja evitado o consumo de pescados crus ou mal cozidos, a menos que regras sobre temperatura de congelamento sejam respeitadas. Vinte e sete casos de difilobotríase foram registrados em São Paulo em um ano.

Peixe cru ou mal cozido destinado ao preparo de pratos deve ser precedido de congelamento do pescado por, no mínimo, 20º C negativos por um período mínimo de 7 dias. Outra alternativa é que o congelamento seja feito a 35º C negativos por um período mínimo de 15 horas. As recomendações são dos ministérios da Agricultura e da Saúde e constam em nota distribuída pela assessoria de imprensa da Agricultura.

De acordo com técnicos desses ministérios, essas são condições suficientes para matar o parasita conhecido como Diphyllobotrium latium spp, responsável pela difilobotríase, doença que causa dor abdominal, diarréia, flatulência, vômito e, nos casos mais graves, anemia e perda de peso.

27 casos Um surto de uma verminose causado pelo consumo de peixe cru contaminado levou o governo federal a divulgar as recomendações. De acordo com a nota, os 27 casos notificados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo à Secretaria de Vigilância Sanitária ocorreram entre março de 2004 a março de 2005.

As ocorrências, informou o governo, estão associadas à ingestão de peixes crus ou mal cozidos, consumidos em restaurantes japoneses ou outros que servem a culinária japonesa.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348458/visualizar/