Plantio da soja finalizou em Mato Grosso
(Foto: Leandro J. Nascimento / G1)
O plantio da safra 2012/13 de soja em Mato Grosso foi encerrado. É o que indicou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Pelo menos duas regiões já tinham terminado a semeadura na semana passada, já as outras cinco concluíram os trabalhos nesta última sexta-feira (30).
Ainda conforme o instituto, o intervalo em que o cultivo foi encerrado esteve 0,2 pontos percentuais a frente na comparação com a temporada passada, quando até o dia 1º de novembro de 2011 a semeadura havia atingido 99,8%.
Em nível regional, o nordeste foi a única parte do estado a apresentar um avanço percentual em relação a safra passada, de 1,7 ponto percentual. Na safra 2011/12, o plantio nesta região estava em 98,3%.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que Mato Grosso deve fechar esta temporada com uma produção de até 24,2 milhões de toneladas, um aumento de 10,9% em relação a safra 2011/12, quando o estado alcançou um volume de 21,8 milhões de toneladas.
Quanto a área, a Conab prevê que o estado atinja nesta temporada 7,8 milhões de hectares. Um aumento de 12% se comparado com a temporada passada, quando a unidade federada alcançou 6,9 milhões de hectares.
Problemas
O alerta contra a ferrugem asiática continua com o brotamento das plantas. De acordo com a listagem do consórcio antiferrugem, já foram constatados oito focos da doença em todo país, sendo que cinco foram encontrados em Mato Grosso.
Estes focos foram encontrados em Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Alto Araguaia e Sapezal.
Comentários