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Software prevê sucessos musicais
A empresa espanhola Polyphonic HMI garante que criou um software capaz de realizar um dos sonhos do mercado musical. O Hit Song Science é um programa que consegue prever se uma canção vai ser um sucesso ou não em pouco mais de um clique.
De acordo com a Polyphonic, o seu software foi capaz de antecipar o sucesso de artistas como Norah Jones, Jennifer Lopez ou Robbie Williams. A empresa afirma que todos analisaram seus discos com o Hit Song Science (HSS) antes de colocá-los no mercado.
O programa também já foi usado por grandes editoras como a Sony Music britânica ou a EMI (inglesa e americana). O processo para descobrir os futuros sucessos da paradas musicais é caro. A análise de um CD custa cerca de 5 mil euros.
Os clientes enviam as músicas por e-mail para a Polyphonic Human Media Interfac. A empresa então analisa tudo em 24 horas e diz se as canções têm potencial para ser sucesso. A resposta é enviada num e-mail devidamente documentado, com os resultados.
No site oficial da empresa está disponível uma versão simplificada do programa, onde qualquer pessoa pode avaliar uma canção, mediante o pagamento de 50 euros, ou um disco inteiro, por 420 euros.
Na prática, o HSS analisa os padrões matemáticos que se escondem num tema musical. O software isola e separa cerca de 20 elementos que são usados na construção de uma canção, como o ritmo, a harmonia, a melodia, a batida ou o tempo.
Depois de identificar e mapear os padrões recorrentes numa canção, o programa cruza esses dados com os de outros temas musicais retirados dos discos mais vendidos dos últimos 30 anos, que estão compilados numa base de dados com cerca de um milhão e meio de canções. No final, o HSS atribuiu uma pontuação que indica a possibilidade de este tema vir a atingir os primeiros lugares da parada musical.
O programa também já foi usado por grandes editoras como a Sony Music britânica ou a EMI (inglesa e americana). O processo para descobrir os futuros sucessos da paradas musicais é caro. A análise de um CD custa cerca de 5 mil euros.
Os clientes enviam as músicas por e-mail para a Polyphonic Human Media Interfac. A empresa então analisa tudo em 24 horas e diz se as canções têm potencial para ser sucesso. A resposta é enviada num e-mail devidamente documentado, com os resultados.
No site oficial da empresa está disponível uma versão simplificada do programa, onde qualquer pessoa pode avaliar uma canção, mediante o pagamento de 50 euros, ou um disco inteiro, por 420 euros.
Na prática, o HSS analisa os padrões matemáticos que se escondem num tema musical. O software isola e separa cerca de 20 elementos que são usados na construção de uma canção, como o ritmo, a harmonia, a melodia, a batida ou o tempo.
Depois de identificar e mapear os padrões recorrentes numa canção, o programa cruza esses dados com os de outros temas musicais retirados dos discos mais vendidos dos últimos 30 anos, que estão compilados numa base de dados com cerca de um milhão e meio de canções. No final, o HSS atribuiu uma pontuação que indica a possibilidade de este tema vir a atingir os primeiros lugares da parada musical.
Fonte:
Terra
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348505/visualizar/
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