Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 10:58
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O desembargador Munir Feguri, presidente do Tribunal de Justiça, estará hoje em Primavera do Leste para a seção solene de instalação das correições que serão realizadas até o dia 31 de maio em 12 comarcas da região Sul de Mato Grosso. A cerimônia de posse terá início às 14h no plenário do Fórum e é aberta para toda a população. Primavera do Leste dará o início ao processo correcional deste ano seguindo posteriormente para as demais comarcas da região.

O diretor do Fórum, Eviner Valério, explica que está é a primeira vez que Primavera do Leste sedia um evento como pólo depois que foi elevada a categoria de 3ª Entrância, antes as comarcas da região eram vinculadas a Rondonópolis. De acordo com ele, além do desembargador Munir Feguri, também estarão presentes os juizes Alexandre Elias Filho, (que já atuou em Primavera do Leste e que será o coordenador do processo correcional), juiz Hildebrando da Costa Marques e Luiz Aparecido Bertolucci Júnior que também estarão a trabalhando na correição.

“A correição ocorre ocasionalmente, de preferência todos os anos, e tem como função orientar, fiscalizar e inspecionar os trabalhos nas comarcas, também tem como finalidade detectar eventuais falhas ou descumprimentos das normas e procedimentos judiciários. Toda empresa ou órgão tem sua administração e tem normas internas que precisam ser observadas, assim também ocorre com o fórum que tem toda uma estrutura administrativa a ser seguido e será isso que vai ser observado durante esse período”, explica o juiz Eviner Valério.

De acordo com ele, o processo de correição também é importante para assegurar a transparência do poder judiciário. “Nós juízes vemos a correição com bons olhos porque é a oportunidade que temos de sermos avaliados e mostrarmos o nosso trabalho tanto aos olhos do Tribunal como também dos juridicionados, que são aquelas pessoas que buscam o atendimento do judiciário”, afirma o diretor do Fórum.

As pessoas podem apresentar sugestões ou reclamações aos juízes responsáveis pela correição enquanto estiverem nas comarcas, desde que sejam sugestões plausíveis. É importante lembrar que o procedimento correcional não avalia as decisões judiciais e nem as modificas, os recursos ou reclamações pertinentes aos méritos dos processos devem seguir os trâmites legais com recursos a instâncias superiores.

O desembargador Munir Feguri e os juízes que vão coordenar a correição e também os juízes das comarcas de Primavera do Leste, Poxoréo, Paranatinga, Pedra Preta, Guiratinga, Dom Aquino, Jaciara, Campo Verde, Itiquira, Alto Garças, Alto Araguaia e Alto Taquari devem chegar ao município por volta das 11 horas e serão recepcionados com um almoço oferecido pelos poderes Judiciário local, Legislativo e Executivo Municipal.





Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348662/visualizar/