Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 05 de Abril de 2005 às 19:14
Por: David Moisés

    Imprimir


São Paulo - Sandra Peres e Paulo Tatit embrenharam-se novamente pelas raízes musicais do Brasil para produzir o 10.º CD do selo Palavra Cantada, Pé com Pé, que está sendo lançado nesta semana. Oficinas de música e dança, shows para escolas, palestra e até um mingau dançante estão programados para o Sesc Pinheiros, em São Paulo, a partir desta terça.

Agora, os adultos não terão de admitir que estão curtindo "música de criança" ou fazer pose de professor: o primeiro CD do álbum duplo contempla a molecada, com a qualidade que marca a premiada carreira da dupla paulistana, e o segundo garante aos grandões uma viagem pela base percussiva das canções, com sofisticados arranjos como o do Grupo Uakti.

É um álbum para ouvir, se divertir e aprender. E vai além do registro das cantigas infantis tradicionais do País, feito no livro-CD Canções do Brasil (2001) - a dupla percorreu os 26 Estados gravando vozes e sons de crianças. Em Pé com pé Tatit e Sandra trabalham sobre os ritmos de cada região, com a orientação do etnomusicólogo e músico Paulo Dias.

"Queríamos um CD corporal, dançante, e simultaneamente veio surgindo a manifestação rítmica", conta Sandra.

Ritmos

No primeiro CD, o resultado está em 15 faixas que exploram maracatu, iúna, cacuriá, mina-corrido, aguerê de Oxossi, ijexá, batuque de umbigada, Moçambique serra-abaixo, boi-de-matraca, coco, partido-alto, perré, aguerê de Iansã e lundu, com letras inspiradas, bem-humoradas ou simplesmente irreverentes

A pesquisa envolveu desde o batuque maranhense do Boi do Mestre Apolônio até o ritmo do Hip Hop Roots, de Salvador, passando pelos Querubins de Belo Horizonte.

A dupla contou mais uma vez com os parceiros Arnaldo Antunes, Luiz e Zé Tatit, e Edith Derdyk. Chamou também Alice Ruiz e Péricles Cavalcanti para encorpar ainda mais o projeto.

O segundo CD, que propõe um mergulho nos ritmos, vem com o título Pé na Cozinha. A idéia é justamente apreciar os ingredientes percussivos e as batidas que normalmente ficam atrás das linhas melódicas - ou, na cozinha dos músicos. As 15 faixas do primeiro CD são reinterpretadas assim, só com instrumentos, e os autores se esmeraram em garantir a qualidade das gravações.



Pesquisa e libreto

A tarefa de brindar os adultos - e, claro, as crianças... - ficou principalmente com o pesquisador Paulo Dias, Ari Colares, Adriano Busko e Décio Gioielli. Dias também comandou a produção do libreto que acompanha o álbum. São 56 páginas com as letras das canções, partituras e comentários sobre os ritmos, permeados por ilustrações do artista plástico Giba Gomes.

Com o libreto, Pé com Pé vira um material pedagógico muito interessante para quem quer aprender e ensinar. "Não tem mais como separar o nosso trabalho do trabalho de educadores", comenta Sandra. "Não fazemos música para educadores, mas nosso trabalho é muito usado por eles, então sabemos quando algo vai ser legal na educação."

Com um financiamento da Petrobras, o projeto do Pé com Pé garante a distribuição de 5 mil cópias a escolas públicas e ONGs ligadas à educação de crianças. E o Sesc Pinheiros terá uma série de eventos para educadores e alunos (confira no quadro).





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348884/visualizar/