Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Abril de 2005 às 17:23
Por: AMANDA FREITAS

    Imprimir


Governo do Estado, prefeitos e representantes da sociedade civil organizada participaram na manhã desta terça-feira (05.04) da Assembléia Geral de Constituição do Consórcio Inter-Municipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) da Baixada Cuiabana. O evento foi realizado no município de Nossa Senhora do Livramento (a 42 km ao sul de Cuiabá), onde funciona a sede e foro do Consórcio.

O evento foi promovido pela empresa de consultoria Agricon, entidade responsável pela implantação do Consad Baixada Cuiabana. Durante Assembléia Geral também foi realizada a assinatura do acordo do programa do Consórcio.

O Consad nada mais é do que uma associação civil sem fins lucrativos e é integrado no Estado de Mato Grosso pelos Municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio de Leverger, Cuiabá e Várzea Grande, além de entidades públicas e privadas que venha aderir ao seu estatuto, com a anuência dos membros do Fórum. O Conselho integra o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e objetiva implementar ações voltadas para a dinamização econômica destas cidades.

As cidades escolhidas possuem baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), pequenas populações, com perfis rurais e sua atividade econômica é baseada, na maioria dos casos, na agricultura familiar.

Segundo o consultor da Agricon, Sérgio da Rocha Bastos, os objetivos básicos do Consad é planejar, acompanhar e executar atividades destinadas a instituir e ampliar as ações de segurança alimentar e nutricional e de promoção do desenvolvimento local dos Municípios que o integram. “Esses objetivos estão no Estatuto Social de Associação Civil do Consad. Tudo é feito mediante a prestação de serviços públicos ou o incentivo às atividades de outras entidades, buscando atuar em cooperação com os demais entes públicos e privados, mediante a celebração de parcerias”, explicou.

A secretária-adjunta de Projetos Estratégicos da Setec, Neide Mendonça, ressaltou a ausência de um representante do Governo Federal durante o evento, já que o Consad é um apoio ao programa Fome Zero. “Um representante deveria estar aqui, acompanhando o trabalho que está sendo feito e dando retorno aos projetos enviados ao Governo Federal”.

Muito mais do que um braço do Fome Zero, o Consad tem como meta reunir projetos viáveis de serem implantados de acordo com as diferentes realidades nos nove municípios. Com novos recursos, o consórcio poderá futuramente ser levado para outras regiões do Estado, principalmente aquelas mais carentes, como no Vale do Araguaia.

O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Roberto da Costa, também pediu mais agilidade em nome dos prefeitos dos Municípios que compõem a Baixada Cuiabana. “O Governo do Estado precisa cobrar resultados concretos do Governo Federal”, destacou.

Durante o evento também foi realizada a posse oficial dos representantes municipais e estaduais, aprovação do estatuto social do CONSAD e eleição e posse do presidente, vice-presidente, secretário, comissão executiva e Conselho fiscal do Consórcio.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348912/visualizar/