Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Abril de 2005 às 16:37
Por: Cristiane Ribeiro

    Imprimir


Rio - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, lançou hoje o programa Cozinha Brasil em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O município é o primeiro do estado do Rio de Janeiro a integrar o programa que, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), tem o objetivo de ensinar a população a preparar os alimentos sem desperdiçar, inclusive, as cascas. Segundo dados do próprio ministério, 30% dos alimentos no Brasil vão para o lixo, desde a produção até o consumo.

"O programa Cozinha Brasil está presente hoje em 15 estados e até o final deste mês de abril estaremos presentes nos 27 estados brasileiros com as nossas cozinhas itinerantes, em caminhões que percorrem o país, especialmente as comunidades pobres, formando multiplicadores em educação alimentar e segurança alimentar", afirmou o ministro.

De acordo com Patrus Ananias, mais de 10 mil pessoas já foram treinadas e a expectativa é de ensinar, até o final do ano, 120 mil pessoas a não desperdiçar os alimentos. Os cursos são gratuitos e têm duração de uma semana. Além de aprender a preparar o alimento, as pessoas recebem orientações nutricionais e um livro com 250 receitas, entre elas, bolo de cascas de banana, salpicão de cascas e talos, inhoque de abóbora e suco de aipim.

Maria de Fátima Fontes Ribeiro, de 48 anos, moradora do Jardim Canaã, em Nova Iguaçu, trabalha há 25 anos com alimentação e disse que o curso serve para aperfeiçoar os conhecimentos. "Tantas coisas que a gente joga fora e nesse projeto agora vou aprender a utilizar e repassar para outras. Quantas coisas que o brasileiro joga fora porque não sabe o teor que tem de proteína e nutrição para cada um de nós", disse.

Somente neste ano, o ministério vai investir R$ 5,3 milhões na ampliação do programa para todo o país. "É um programa barato, considerando o número de famílias de comunidades pobres que estão sendo beneficiadas", enfatizou Patrus Ananias. Os próximos estados a serem contemplados são o Rio Grande do Sul e Tocantins. As prefeituras interessadas em participar devem enviar ofício para a Secretaria de Segurança Alimentar do ministério.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348929/visualizar/