Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 05 de Abril de 2005 às 08:18

    Imprimir


Brasília - O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, se encontra hoje (5) com integrantes do Movimento de Empresas da França, que equivale à Confederação Nacional da Indústria brasileira. Eles vão conversar sobre o setor de turismo e as Parcerias Público-Privadas (PPPs). O encontro será liderado pelo presidente do Comitê Brasil na França, Benjamin Cohen.

Paulo Bernardo estará a caminho de Okinawa, no Japão, onde participa, entre 7 e 14 de abril, da 46ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores do Banco Interiamericano de Desenvolvimento (BID) e da 20ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores da Corporação Interamericana de Investimentos. Os dois encontros se realizam anualmente em um dos 46 países que integram o organismo internacional. Os governadores do BID são geralmente ministros de Fazenda ou de Planejamento.

A última reunião anual de governadores do BID ocorreu no ano passado em Lima, no Peru. Em 2002, o Brasil sediou o encontro em Fortaleza (CE) e em 2006 sediará novamente a assembléia, prevista para Belo Horizonte. A Assembléia de Fortaleza foi o terceiro encontro realizado no Brasil e reuniu mais de 5 mil participantes, entre representantes do setor financeiro internacional e ministros de Finanças e Planejamento de diversos países.

Os encontros de governadores do BID, com duração de três dias, são precedidos de seminários e painéis com a participação de especialistas e autoridades governamentais. São debatidos temas econômicos, sociais e ambientais de interesse dos países-membros. Também há encontros paralelos de empresários, banqueiros e integrantes do mercado financeiro.

Um dos primeiros compromissos de Paulo Bernardo em Okinawa vai ser a reunião bilateral com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, na sexta-feira (8). No sábado (9), o ministro participa de reunião especial dos governadores do BID, tem encontro com a chefe de Assuntos Internacionais do Departamento do Tesouro da França e co-presidente do Clube de Paris, Odile Renaud-Basso, e termina o dia participando de jantar oferecido pelo presidente do BID às delegações.

Paulo Bernardo participa da sessão inaugural no dia 10 e discursa na segunda sessão plenária. Além dessas reuniões, manterá contato com delegações de governadores do BID e estará presente em jantar com o ministro das Finanças do Japão, Keiko Tanigaki, no final do dia.

Na Terceira Plenária, dia 11, Paulo Bernardo faz apresentação sobre a economia brasileira. Também faz parte dos compromissos do ministro do Planejamento em Okinawa a realização de palestras para representantes do mercado financeiro internacional.

O BID, que tem importante participação no apoio financeiro a projetos de desenvolvimento no Brasil, foi criado em 1959, com o objetivo de prover o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. O Brasil é membro do BID desde sua criação e é um dos maiores tomadores de recursos do órgão. Uma das atribuições do ministro do Planejamento é representar o Brasil como governador junto ao BID.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349069/visualizar/