Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 04 de Abril de 2005 às 22:29

    Imprimir


Por volta das 17h30 desta segunda-feira (22h30 no Vaticano), cerca de 400 mil fiéis ainda persistiam na fila em frente à basílica de São Pedro para prestar sua última homenagem ao papa João Paulo II, de acordo com o site do jornal italiano La Repubblica.

Nem mesmo o fechamento temporário da igreja para limpeza, às 21h de Brasília (2h locais), em plena madrugada na Itália, foi suficiente para afugentar muitas pessoas da fila. A reabertura ocorreria à 0h de terça-feira (5h no Vaticano).

A obstinação dos fiéis para observar o corpo do Papa superou o longo tempo de espera em pé, a sede e outros desconfortos. Quando teve início o cortejo solene que levou o corpo do Pontífice até a basílica, no início da tarde na Itália, cerca de 200 mil pessoas já aguardavam na praça de São Pedro.

A multidão aplaudiu e depois, respeitosamente, silenciou enquanto os restos mortais de João Paulo II atravessavam o largo, provenientes do Palácio Apostólico. O corpo do Papa, em vestes brancas e carmesim, foi transportado sobre uma liteira de veludo vermelha, ladeado por guardas suíços de uniforme cerimonial. Enquanto isso, garrafas de água eram distribuídas gratutitamente às pessoas, para aplacar o calor e o cansaço.

A pedido da Defesa Civil italiana, as portas da igreja foram abertas à visitação pública antes do prazo, às 19h45 de segunda-feira (14h45 de Brasília), quando teve início o velório público. O corpo de João Paulo II foi colocado perto do túmulo de São Pedro, que foi o primeiro papa.

Cada fiel teve no máximo 20 segundos para fazer sua despedida, já que não era permitido parar em frente ao catafalco com o corpo do papa Wojtyla. A maioria não se importou, e muitos disseram que voltariam na terça-feira para compensar o tempo exíguo de homenagens, apesar de saberem que deverão passar até seis horas na fila aguardando, novamente.

A câmara ardente permanecerá aberta até quinta-feira, com algumas interrupções diárias para se efetuar a limpeza da basílica. Na sexta-feira acontecerá o funeral, às 10h locais (5h de Brasília), e o posterior sepultamento na cripta vaticana. Governantes de todo o mundo se farão presentes no enterro.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349124/visualizar/