Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 03 de Abril de 2005 às 23:48

    Imprimir


A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputada federal Iriny Lopes (PT-ES), deverá encaminhar ao Governo Federal, na próxima semana, pedido de providências contra a violação de direitos de brasileiros que tentam entrar nos Estados Unidos pela fronteira com o México. As sugestões foram elaboradas a partir de uma audiência pública realizada na quinta-feira, dia 31, pela Comissão.

O Colegiado pretende que os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, investiguem a atuação dos agenciadores - os chamados coiotes - que cobram, em média, R$ 30 mil para ajudar os emigrantes brasileiros a entrar clandestinamente nos EUA.

A Comissão também pede que seja apurada a existência de crianças brasileiras detidas em presídios norte-americanos juntamente com as pais. Essa informação foi dada pelo jornalista Alan Rodrigues, da revista IstoÉ, que participou da audiência pública promovida pela Comissão.

Além disso, os parlamentares querem esclarecer a existência de brasileiros que trabalham em regime de escravidão nos Estados Unidos para pagar a dívida da entrada ilegal naquele país.

A elaboração de uma campanha de esclarecimento sobre as exigências legais para entrar em outro país também estará entre os pedidos da Comissão. Os parlamentares querem ainda uma solução para outros dois problemas: o traslado para o Brasil de corpos de brasileiros mortos nos Estados Unidos e a criação de um telefone para o recebimento de denúncias, de acordo com a Agência Câmara.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349314/visualizar/